Vitamina D: por que você precisa dela e como garantir sua dose diária

A vitamina D é uma das mais importantes para a saúde.

Por que a vitamina D é tão importante?

A vitamina D tem um papel fundamental na saúde dos ossos e na absorção de cálcio, mas novas pesquisas mostrar que os benefícios apenas começam por aí. “ A vitamina D é uma das mais importantes por ter uma abundância de usos”, diz a nutricionista Lovisa Nilsson. “Particularmente porque reforça a absorção do corpo de outras vitaminas e minerais, como ferro, magnésio, zinco e potássio.”

A professora da Universidade de Birmingham Mel Wakeman diz que, apesar de precisarmos de dados mais robustos, “a vitamina D também pode ter um papel importante na prevenção de doenças como câncer, diabetes e infecções virais.”

Quais os sintomas da deficiência de vitamina D?

O sol é a maior fonte de vitamina D – mas lembre-se da importância de usar protetor solar quando estiver tomando sol. “Passar de 20 a 30 minutos entre as 11h e 15h no sol todos os dias nos meses mais quentes do ano seria suficiente para garantir a vitamina D que o corpo humano precisa, mas durante o resto do ano podemos usar alimentos para obter a quantidade necessária”, explica Mel Wakeman.

Os sinais de deficiência são sutis, explica o dermatologista Howard Murad, mas podem incluir “fadiga, dor muscular, fraqueza, ganho de peso, dificuldade de se concentrar, cansaço mesmo com sono e dores de cabeça.” Caso esteja preocupada, um exame de sangue requisitado pelo clínico geral pode confirmar ou não o problema.

Como a deficiência de vitamina D afeta sua pele, segundo Clare Morrison

“Assim como os outros órgãos, a pele precisa de vitaminas vitais para funcionar corretamente, e a vitamina D é uma delas. Ela é sintetizada principalmente na pele exposta aos raios ultravioleta, ou pode ser alcançada por suplementos ou dieta. Se seu rosto estiver pálido, acinzentado, ressecado e com olheiras profundas, isso pode indicar uma deficiência de vitamina D. Isso porque a pele precisa dela para se regenerar e manter a saúde.”

Assim, a vitamina D atua ativamente contra inflamações de pele, como acne e rosácea. Ela é também um antioxidante, por isso ajuda na luta contra linhas de expressão e rugas. Por isso, ao notar rugas mais profundas, acne em erupção ou aumento nas linhas finas, fique atento: pode ser um sinal de deficiência de vitamina D.

Outros indicativos de uma possível deficiência da vitamina são: pele seca e suor excessivo em todas as partes do corpo, rosto incluso.

Alguns alimentos ricos em vitamina D

Salmão

O salmão é a melhor fonte alimentar de vitamina D, e o salmão selvagem tem níveis mais altos do hormônio. Meio filé de salmão por dia é mais que o suficiente para ingerir a quantidade recomendada por pessoa.

Leite

A maioria dos leites de vaca são fortificados com vitamina D. Você pode também consumir iogurte e outros laticínios fortificados – em sua maioria, os desnatados não estão inclusos.

Ovos

Dois ovos caipiras todos os dias correspondem a ⅛ da dose recomendada de vitamina D.

Suco de laranja

Um copo de suco de laranja tem mais vitamina D que um copo de leite integral, acredita?

Existe excesso de consumo de vitamina D?

Consumir vitamina D demais é muito raro. “Não seria um problema porque seu corpo só produz a quantidade necessária de vitamina D”, explica a especialista em nutrição Mel Wakeman. “A toxicidade da vitamina D é incomum e, geralmente, só afeta pessoas que estão tomando suplementos de vitamina D com dosagem muito acima da recomendada por muitos meses.”

Suplementos de vitamina D funcionam? Devo tomá-los?

“Como os sintomas geralmente passam despercebidos, a deficiência de vitamina D é mais comum que o imaginado, mas cheque sempre com seu médico antes de começar a suplementar”, comenta Howard Murad.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias