[VIDEO] Juiz revela o real motivo da revolta dos presos que resultou nos ataques do RN

 A alimentação dos presos pode até ser um motivo de insatisfação, mas a revolta de alguns detentos do sistema prisional do Rio Grande do Norte (RN) não está diretamente ligado a isso e sim a necessidade deles de assumirem, novamente, o controle dos presídios. Pelo menos, foi isso que afirmou o juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar, um dos mais profundos conhecedores do sistema penal do RN – e do brasileiro também. Assista o trecho da entrevista acima: 

Em entrevista ao Jornal 96, com Luciano Kleiber, Henrique Baltazar explicou que a questão da alimentação pode até ser um motivador extra, mas não é o principal. Inclusive, porque a comida pode até ser “pouca” ou “não muito diversificada”, mas está longe de estar regularmente estragada. “O que eles querem mesmo é outra coisa”, explicou Baltazar, citando, por exemplo, a questão das visitas íntimas, que seria utilizadas pelos líderes criminoso não para a prática de sexo e sim para a disseminação de ordens de dentro dos presídios, como foi a que motivou o “salve” – que teria partido de um dos detentos conhecido como Alicate, veja aqui a história dele

Vale lembrar que as visitas e atendimentos de advogados está suspensa desde a semana passada, quando os ataques começaram. Porém, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tenta a retomada do serviço dentro dos presídios. Não obstante, o Ministério Público do RN e a Polícia Civil têm inquéritos abertos para apurar o envolvimento de advogados também no repasse de informações e recados de chefes de facção para “soldados” do crime. Na semana passada, até uma advogada foi condenada por isso. 

POLÊMICA DA ALIMENTAÇÃO

A qualidade da alimentação – apontada como péssima por muitos apenados, as famílias deles e até alguns advogados – foi colocada inicialmente como motivo para a ordem de “salve” decretada por uma facção criminosa no Rio Grande do Norte. O fato, porém, sempre foi totalmente descartado pela Secretaria do Sistema Prisional do RN (Seap). 

Nesta segunda-feira (20), a redação da 96 FM recebeu imagens dos alimentos servidos no café da manhã em alguns presídios do RN. Quem está vendo essas imagens, pode comparar com o que teve hoje para tomar café da manhã. Ainda mais num dia como hoje, onde foi preciso sair mais cedo de casa diante da redução da oferta de ônibus em Natal – provocada, justamente, pelos ataques criminosos ordenados de dentro dos presídios.

Bom, de qualquer forma, nas imagens é possível ver garrafões de suco e café, banana e centenas de pães com mortadela ou salsicha. Há também esses potes com papa de aveia, que é fornecido aos presos que têm restrição alimentar – diabéticos e hipertensos têm alimentação diferente, por exemplo. 

As imagens enviadas a redação da 96 são dos alimentos ofertados na Cadeia pública Raimundo Nonato, no Pavilhão 5 de Alcaçuz, e no presídio de Nova Cruz. Os alimentos são novos, estão frescos e são fornecidos diariamente. 

Portal 96

Uma resposta

  1. Os detentos estão apenas passando o PIX por terem colocado seus familiares para votarem no PT. Agora, veio a cobrança e o povo, não parentes dos detentos, que se lasquem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Categorias