Reforma da Catedral de Santana de Caicó divide opiniões

O Assunto que trata da reforma da Catedral de Santana de Caicó está ganhando relevância estadual. Estão ocorrendo diversas manifestações. Favoráveis ou contrárias a demolição do altar secular da Catedral de Santana, caso isso venha mesmo a se concretizar.

Do Promotor de Justiça do Rio Grande do Norte, Claudio Onofre, o blog recebeu o seguinte comentário sobre o assunto:

Caro Xerife:

Sem querer polemizar com o Sacerdote responsável pela Catedral de Sant’Ana, na condição de Promotor de Justiça, tendo inclusive trabalhado um certo tempo na comarca de Jardim do Seridó, leitor sempre fiel e assíduo do seu blog, apresento alguns pontos para reflexão sobre o assunto:

1. A Catedral de Sant’Ana é um local religioso que tem um lugar especial no coração do povo do Seridó e de todo o Estado;

2. A Catedral, se já não tiver sido, deveria ser tombada como patrimônio histórico da cidade, da região e do Estado, dada a sua condição peculiar de centro de peregrinação de fiéis. É um patrimônio material e cultural da cidade;

3. Por mais que seja aumentado o interior da capela ele sempre será incapaz de comportar todos os fiéis, tamanha a devoção da população por Sant’Ana;

4. A igreja deve permanecer como está, sendo divulgada cada vez mais para continuar sendo uma atração religiosa e turística para Caicó, assim como a Serra do Lima, com as devidas proporções, é para a cidade de Patu, e o Santuário de São Francisco de Canindé é para Canindé no Ceará;

5. Nada é mais bonito do que ver a celebração campal realizada na festa da Sant’Ana, ocasião em que é possível observar no semblante dos fiéis a devoção, o carinho e a fé na protetora dos seridoenses.

Enfim, a intenção da reforma é nobre e justa, mas, sem querer desagradar o pároco, é desnecessária. A Catedral deve continuar intocável, bela e insubstituível, sendo preservada como um templo de oração que representa a fé e a união do povo do Seridó com a Mãe de Maria. Será que não é o caso da diocese repensar a sua intenção de modificar a nossa Catedral?

Atenciosamente

Claudio Onofre

O blog comenta: Agradeço a leitura diária do nobre Promotor de Justiça, Cláudio Onofre.

13 respostas

  1. EU AXO Q SE FOR PARA FAZER A PUXADA DA CATEDRAL E FAZER O ALTAR DO MESMO GEITO EU CONCORDO COM A REFORMA , MAIS SE FOR PARA DESMANXAR O ALTAR E FAZER UM ALTAR MADERNO DAQUELE ORRIVEIS E ACABAR COM A BELEZA DA CATEDRAL EU DISCORDO ATE DIMAIS

  2. Apoio toda e qualquer decisão dos Párocos de Sant’Ana, o Pe. Antenor e o Pe. Édson. Eles vivem na realidade da igreja e sabem melhor do que ninguém as dificudades e o que precisa de ser feito. Concordo com a ampliação e o povo tem que aceitar essa ideia, uma boa ideia, que só tem a melhorar ainda mais a boa organização da Paróquia e da Festa de Sant’Ana. Se o melhor a ser feito é a ampliação, que seja feito. Outra coisa, o Altar será demolido, mas virá outro, bonito do mesmo geito ou ainda mais bonito do que o atual.
    Vamos pedir que Sant’Ana interceda por todos nós a Jesus Cristo, e que ela ilumine a mente dos responsáveis para que o melhor seja feito.

  3. Os pontos para reflexão propostos por esse cidadão são poucos mas dizem tudo. É absolutamente inoportuna a obra que pretende realizar a igreja, em que pese toda a boa vontade dos seus dirigentes de torná-la maior.

  4. Gente pelas caridades, essa Igreja é um patrimônio histórico de Caicó!!!Quem já viu modificar um patrimônio como este, que está amplamente ligada a origem caicoense, querer apagar a memória de um povo é crime. Dar pra fazer uma reforma sem mudar a estrutura sim.

  5. Eu sugiro que se faça um plebiscito em Caicó para se ouvir a opinião dos caicoenses sobre a demolição ou não do altar mor da nossa catedral. Eu, pessoalmente, sou radicalmente contra.

  6. Que plebiscito que nada, Dr. Vicente! O que há de ser feito por quem for contra é um grande movimento para que não haja a demolição (destruição, como classificou Nívia) e fim de papo. E que se dane quem estiver a favor.

  7. Por mim pode aumentar a Catedral, já tá mais que na hora!
    Esta Igreja é muito pequena para ser Catedral!
    Estou contigo Padre Edson!

  8. kkk. Uma Catedral ñ é sinônimo de grandiosidade Lucas, é apenas a Igreja- sede de uma Diocese, a Igreja principal, e ela pode ser desde uma capela até um grande templo. Tá bom desse povo deixar de besteira e a reforma da igreja começar.

  9. Paroquianos e devotos de Sant’Ana,

    “Nada acontece por acaso, tudo é providência!” Esta seria a frase ideal para avaliarmos o que já transcorreu em 2010 em nossa paróquia. Os últimos dias nos mostraram o quanto devemos estar preparados para grandes decisões, mesmo quando nos sentimos surpreendidos.

    Aos 26 de janeiro, próximo de completarmos quatro anos do nosso paroquiato, decidimos retirar a imagem de Sant’Ana do altar-mor para uma restauração, o que foi feito pelo restaurador Hélio de Oliveira. O principal motivo dessa iniciativa foi dar um novo brilho a Festa de Sant’Ana 2010. E isso gerou uma ansiedade natural, que foi sendo superada na medida em que a data do retorno da imagem se aproximava. Uma grande programação para a abertura oficial do mês de julho foi preparada na capital e em Caicó, inclusive uma reforma no altar da Catedral, para a acolhida do retorno de Sant’Ana à sua casa.

    Porém, na semana de chegada da imagem fomos surpreendidos com a constatação da necessidade de imediata interdição da Catedral, haja vista o estado de comprometimento do teto da Igreja, que poderia colocar em risco a segurança de todos nós, fiéis, paroquianos e devotos de Sant’Ana. O marceneiro Horácio Medeiros, a quem a Paróquia sempre confiou os melhores trabalhos e a quem havia solicitado uma inspeção no local, nos alertou para falhas no forro da igreja matriz.

    Por precaução e zelo com os procedimentos mais apropriados de manutenção e segurança do prédio e dos fiéis, solicitamos a presença de técnicos: o Corpo de Bombeiros e engenheiros foram chamados e, após uma primeira inspeção, apenas confirmaram a preocupação. Não imaginávamos a dimensão do problema. Como nossa fé está na Providência divina, o futuro também! Então, mesmo sem o laudo oficial, fomos buscar a imagem de Sant’Ana em Natal sabendo que a mesma retornaria à sua cidade, mas talvez não diretamente ao seu altar principal.

    Com a convicção de que ao povo que faz a Igreja cabe a informação, expusemos a realidade logo no dia primeiro de julho. E como ao povo também cabe a decisão, constituímos uma comissão para que, com os pareceres técnicos em mãos, os próximos passos relativos à indispensável urgente reforma não se confundissem com posicionamentos pessoais do pároco de Sant’Ana.

    Neste sentido, fizemos uma primeira reunião, que contou com a presença do Senhor Bispo Diocesano, do Mons. Edson, do marceneiro, do engenheiro e de membros do Corpo de Bombeiros, que emitiram os pareceres técnicos, além de membros da comunidade. Esta reunião ocorreu na última sexta-feira, dia 09, para articular a melhor solução, tendo em vista a interdição do prédio.

    Na oportunidade, uma Comissão especial foi formalizada e algumas decisões já foram tomadas: definimos um cronograma de reuniões e atividades; providenciamos a imediata retirada dos equipamentos existentes no interior da igreja (ventiladores, bancadas, imagens, som e outros), criando as condições para imediato início dos trabalhos. Os próximos passos serão estes: a retirada do forro e um novo diagnóstico, agora mais completo e preciso, com a real situação do problema e as possibilidades de ação. A constituição de uma equipe de trabalhadores para realização da obra, contratação e demais providências que se fizerem necessárias.

    A próxima reunião da Comissão já está marcada para esta semana. Discutiremos não só as formas de recuperação, mas a possibilidade de ampliação da Catedral. Uma campanha de arrecadação para viabilização da reforma também será planejada.

    O mais importante, todavia, é que mesmo sem o prédio, a Festa será realizada e toda ela sob o olhar de Sant’Ana. Com uma imagem da padroeira, no Santuário do Rosário acontecerão todas as celebrações matutinas, como a missa das 06h30, os batizados e as confissões noturnas. A Missa dos Idosos e a Missa Solene na manhã do último domingo serão celebradas no Ginásio Monsenhor Antenor, na Ilha de Sant’Ana.

    Quanto as demais celebrações, como a abertura solene, a missa de encerramento, as missas das 17h e as novenas, todas serão realizadas em um altar montado em frente à Catedral, com a presença da imagem de Sant’Ana restaurada.

    Mesmo que, eventualmente, algumas decisões ou gestos não sejam entendidos por todos, esperamos contar com a compreensão e colaboração de todos os fiéis, párocos, devotos e peregrinos de Sant’Ana e de toda a população do Seridó. O que está sendo feito ou mesmo o será, tenham certeza, tem por objetivo zelar pela preservação da nossa Catedral, a casa de Sant’Ana, que é a casa de Deus e de todos nós. Assim como não fomos omissos assumindo falhas, estaremos presentes e determinados nesta nova realização.

    Entendendo que nem tudo acontece ao nosso tempo, confiamos nas providencias humana e divina. A imagem de Sant’Ana, por exemplo, antes da restauração escondia fissuras em sua madeira. Pretendíamos apenas entregar o símbolo da região mais bonito, porém acabamos solucionando outro problema. Agora é a casa maior do Seridó que necessita de amparo, e para isto não mediremos esforços, confiantes no deleite futuro e próximo.

    Monsenhor Edson Medeiros de Araújo
    Vigário Geral e Pároco de Sant’Ana de Caicó

  10. Prezado Xerife
    A expansão da grande família de devotos à Nossa Senhora Sant’Ana em todo o Brasil e até no exterior, se deve ao fato da alegria e gratidão dos caicoenses em dar boas vindas aos seus visitantes, especialmente na celebração da festa de sua padroeira, e isso se tornou possível graças a religiosidade do seu povo e da preservação de sua história, independente da estrutura física do seu templo.
    Neste momento de crise que vive a nossa querida Igreja Católica Apostólica Romana, os seus pastores deveriam tratar os assuntos relacionados a sua fé, com muito cuidado e carinho procurando dar sustentabilidade e incentivar o espírito de solidariedade que graças a Deus ainda reina na região do Seridó e em especial na cidade de Caicó, de forma a estreitar cada vez mais os laços de união entre os devotos de Sant’Ana.
    Na condição de filho desta terra e devoto de Sant’Ana, sou contrário a qualquer reforma na Igreja que altere sua estrutura original, inclusive acho inoportuno o momento para se discutir esse assunto, em virtude dos preparativos para a festa que se aproxima, onde deveríamos estar em comunhão para proporcionar melhor bem-estar, segurança e felicidade aos devotos de Sant’Ana que vem visitar a casa da sua querida Mãe.
    Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
    Beethovem José de Medeiros.
    Funcionário Público

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Categorias