Promotor de Caicó denuncia situação do Pereirão e sugere que seja interditado

O governador Iberê Ferreira também deveria se preocupar com a situação em que se encontra o presídio estadual de Caicó, o “Pereirão”.

O presídio está completamente abandonado, segundo denunciou à imprensa caicoense na semana passada o promotor Geraldo Rufino Júnior.

Geraldo disse que o Ministério Público já comunicou o fato ao Governo do Estado e no ano passado entrou com uma ação civil pública solicitando providências à Secretaria de Interior, Justiça e Cidadania.

“Mas até agora nada foi feito, nenhuma providência foi tomada pelo Governo do Estado e a situação do presídio de Caicó é cada vez pior”, enfatizou Geraldo Rufino.

Ele não poupou críticas ao secretário Leonardo Arruda e ao coordenador do Sistema Penitenciário do Estado, José Deques.

“Se tinha no seu computador o nome do presídio de Caicó o coordenador José Deques deletou. Já o secretário Leonardo Arruda nunca deve ter tido em seu computador o nome do presídio de Caicó. A verdade é que a penitenciária de Caicó está indigna de um preso morar”, disparou Geraldo Rufino.

Interdição – Diante da situação de precariedade em que se encontra a penitenciária estadual de Caicó uma das saídas pode ser o pedido de interdição do presídio.

Um laudo do Corpo de Bombeiros, encaminhado à Justiça de Caicó, sugere que o presídio seja interditado.

Em contato com o blog, o promotor Geraldo Rufino admite que a interdição é cabível, mas questiona: “E para onde irão os presos que lá estão?”.

Para o promotor, o problema está nas mãos do Governo do Estado, que é o responsável pela administração do presídio caicoense. Ele também critica a inércia dos políticos caicoenses em relação ao assunto.

“É preciso que a classe política pressione o Governo do Estado no sentido de que providências urgentes sejam adotadas para a recuperação do presídio de Caicó. Isso é uma vergonha”, enfatiza Geraldo Rufino.

Governador vai tomar medidas

O governador Iberê Ferreira vai anunciar nesta terça-feira(4), às 15 horas, medidas visando melhorar o sistema carcerário do Estado.

Iberê apresentará um plano para a retirada de presos das delegacias e assinará ordens de serviço para a construção de duas novas cadeias públicas nos municípios de Macau e de Ceará Mirim.

Na oportunidade, o governador também deverá anunciar a inauguração do presídio de Nova Cruz.

Blog de Oliveira Wanderley

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Categorias