MPF suspeita que inundação em Jucurutu é “tragédia anunciada” e Dnocs pode ter sido culpado

rosalba jucurutu 2 MPF suspeita que inundação em Jucurutu é "tragédia anunciada" e Dnocs pode ter sido culpadoO Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte enviou hoje, 27 de janeiro, um engenheiro para realizar análise técnica dos problemas no dique de contenção que compõe a estrutura da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, na cidade de Jucurutu.

Ele foi enviado, a pedido da procuradora da República, Clarisier Azevedo Cavalcante de Morais, que considerou preocupante a situação narrada pelo promotor de justiça local, Paulo Carvalho Ribeiro.

O engenheiro integra o quadro do MPF, com atuação na área de Patrimônio Público, em Brasília. A procuradora ressalta: “é possível que a inundação que assolou a cidade tenha sido provocada, em grande parte, pela falta de manutenção do equipamento que deveria conter a água da chuva (dique e bombas de sucção) por parte do Departamento Nacional de Obras contra aSeca (Dnocs)”.

O promotor informou à procuradora que o município já havia solicitado ao Dnocs a manutenção necessária, mas nada foi feito.

Para a procuradora, “trata-se da crônica de uma tragédia anunciada, já que o mal funcionamento do dique era visivelmente percebido. Uma chuva pequena já provocava alagamento, conforme explicou o promotor”,acrescenta.

A partir da avaliação do engenheiro enviado pelo MPF, será instaurado procedimento administrativo para apurar a responsabilidade pela falha.

Nominuto.com

3 respostas

  1. Meu querido Robson, a Sidys TV a Cabo de Currais Novos entrevistou a população e foi diferente do que o promotor falou, procuraram o prefeito antes de acontecer o mais grave, e ele não atendeu a população de imediato. Pelo que vi na entrevista a população, foi falta de ação urgente do prefeito. “Exemplo: se vc está vendo uma pessoa se afogando, e o bombeiro está longe, vc vai deixar a pessoa morrer até que o bombeiro chegue?

  2. Mora aki no Dnocs há vários anos e isso nunca aconteceu … a maior inundação foi a exatos tres anos atrás, e não inundou 10 % do número de casas que foram inundadas agora … ná época os responsáveis, digo irresponsáveis do Dnocs vieram e se comprometeram em resolver o problema … hora Seu Dr. verdade se eles tivessem resolvido a situação das comportas que nunca passou por uma manutenção e colocado bombas d’água potente nada disso teria acontecido … agora estão pegando carona para jogar tudo nas costas do Prefeito … vamos ser justo … o grande culpado pelo que aconteceu é o Dnocs.

  3. Também moro aqui no DNOCS há 13 anos e dizer que o prefeito não tem culpa é idiotice sua, porque não foi o DNOCS que entupiu as comportas de maré há 3 anos atrás quando o rio estava inundando a cidade, e sim o secretário de obras de jucurutu na epoca era Van de Fausto e se naquele tempo a prefeitura teve altonomia pra fechar as comportas porquê não teve dessa vez pra abrir? nós queriamos abrir e o secretário Laércio não permitiu porquê? porquê? porquê? porquê? porquê? porquê? dimdim no caixa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Categorias

Vela e caixão

Teve de tudo um pouco hoje em Natal. Até o lançamento da chapa: – João Dória – Presidente – Flávio Rocha – Vice-presidente. É vela

Leia Mais

Deputado Tomba quer casar

Em reunião com apoiadores e correligionários na noite desta segunda-feira, 20, em Santa Cruz, o deputado estadual Tomba Farias convocou a população local a “votar

Leia Mais