Prefeitura de São João do Sabugí pede direito de resposta. O blog acata

Caro Robson Pires,

Alguns esclarecimentos precisam ser feitos em relação à matéria sobre a reforma do plano de cargos, carreira e remuneração do magistério de São João do Sabugi.

Realmente em 2008 foi elaborada a primeira versão do atual plano, só que em 2009 também não foi feita, nem sugerida por mim. Em ambas as situações, a sugestão partiu dos professores, que em 2008 foram pressionados pelo prazo dado pela PAR (Plano de Ação Articulada) do município que era até 31 de dezembro de 2008.

Em 2008, o plano foi elaborado sem nenhuma assessoria por parte da secretaria de educação e da prefeitura. Sendo assim, os professores colocaram uma proposta com base em suposições, pois não tinham os dados concretos a cerca da realidade financeira do município. E a Câmara, na época, também aprovou a proposta sem investigar ou questionar qual seria o impacto da folha de pagamento nos anos subseqüentes.

Em 2009, quando os professores estavam se mobilizando para reformular o plano pediram que a secretaria de educação apresentasse um estudo sobre a realidade do município. Com base nos dados sobre o número de alunos matriculados, a quantidade de professores da rede e a previsão dos recursos do FUNDEB para 2010, constatou-se que o município não teria condições de aplicar as exigências dos professores. Nesse caso, o prefeito para não agir irresponsavelmente teve que apresentar uma segunda proposta que estiversse mais acessível ao poder público em cumpri-la e também solicitar uma complementação da União.

A prefeitura não cortou nenhum benefício dos professores. O que ocorreu foi que durante o ano de 2009, o valor do piso salarial cotado era de R$ 1.132,42, no entanto a AGU recomendou ao MEC que o novo valor do piso passaria a ser R$ 1.024,67. O município teria como adotar um valor diferente do que foi recomendado. Então, como no plano houve redução da jornada de trabalho de 40 horas para 30 horas, proporcionalmente também teve redução do salário base daqueles que tinham 40 horas. A questão é matemática e legítima. Nós não agimos na ilegalidade. Ao contrário, nós fizemos justiça aos professores que já tinham jornada de 30 horas e ganhavam integralmente como 40 horas. Agora há realmente equidade salarial, conforme o nível de instrução e o tempo de serviço de cada um.

A proposta aprovada é justa, dá oportunidade de crescimento na carreira e também do professor continuar com 40 horas, desde que haja estrutura e demanda nas escolas que proporcione esse acréscimo na jornada.

São João do Sabugi – RN, 01 de Fevereiro de 2010. 

Vilson Dantas da Costa – Procurador Jurídico da Prefeitura Municipal

17 respostas

  1. Eles sempre inventam uma desculpa para as maldades que fazem contra a população sabugiense. É um absurdo que professores tenham seus salários cortados depois de adquirem o benefício. É uma pena que essa administração despreze tanto a educação do município. Tomara que esses quatro anos passem rápido, para termos a oportunidade de ver nosso povo feliz novamente.

  2. REALMENTE EM 2008 FOI ELABORADO UM PLANO PELOS PROFESSORES ,SÓ QUE OS MESMOS TINHÃO QUASE CERTEZA QUE DR. ELÍSIO IA CONTINUAR NA PREFEITURA, ENTÃO OS PROFESSORES PENSAVÃO EM PREJUDICAR O MESMO, SÓ QUE O FEITIÇO DESTA VEZ CAIU POR CIMA DO FEITIÇEIRO. E AGORA PROFESSORAS QUE DEFENDEM ANÍBAL, O QUE VOÇES VÃO DIZER PARA O POVO? ANÍBAL É DUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUURO.

  3. Caro Robson,

    Em 2008 demos total apoio aos professores para que eles pudessem elaborar o Plano de Cargos. De acordo com o PAR (Plano de Ações Articuladas,)e não “pela PAR” como foi relatado, existem ações, e cada ação tem o seu responsável, e cada responsável forma uma equipe ou comissão para poder elaborar a ação. E foi através desta equipe, que tinhamos total respeito e consideração, que confiamos e deixamos que elaborassem o Plano. Salientando que a equipe esteve reunido em várias ocassiões com Professores, Orientadoras, Supervisoras além da participação do Sindicato, no período de setembro à dezembro de 2008. Nas reuniões foram discutidas todas propostas do Plano, inclusive duas (02) tabelas com valores para serem expostos e debatido com todos. Naquela ocasião o Plano estava perfeito, pois o ponto inicial foi com a “PASSEATA DOS PROFESSORES” no dia do Aniversário do então Prefeito Dr Elisio, tentando manchar a bela administração que o mesmo estava fazendo no municipio de São João. Quer dizer que demos total apoio a elaboração e levamos a culpa por o atual Prefeito “APAGAR” o Plano elaborado em 2008? É Robson, essa é a nova cara de São João, infelizmente.
    Grato,

    Valter Júnior

  4. VÁ FALAR DO QUE NÃO SABE ,PRIMIM AQUI PROFESSOR NÃO É ENGANADO COM PALAVRAS BONITAS ,PRINCIPALMENTO DE UM PRIMIM QUE PRECISA GANHAR UM A COISINHA NÉ ZÉ

  5. ESSE WALTER JUNIOR PARECE NELTER QUEIROZ, O LADO QUE ELE APOIA SEMPRE PERDE, NELTER NUNCA TEVE UM GOVERNADOR QUE ELE APOIOU ELEITO, ELE SEMPRE PASSA PARA O LADO DO GOVERNO DEPOIS, VEJA: WALTER APOIOU LUIZ DE TIAGO, LUIZ PERDEU BOLA GANHOU, FOI PARA O LADO DE BOLA, BOLA PERDEU ANIBAL GANHOU. PELO AMOR DE DEUS FIQUE POR AÍ TINHA RUIM, POIS EM 2012 TEREMOS ANIBAL DE NOVO PARA O BEM DO POVO. AGORA ANIBAL EU CONCORDO QUANDO O ASSUNTO É MELHORES SALÁRIOS PARA PROFESSORES. BOM CARNAVAL EM SÃO JOÃO PARA TODOS SABUGIENSES QUE COMEÇA LOGO NA SEXTA.
    OBRIGADO ROBSON PELO ESPAÇO!

  6. ESTA É PARA SEI NÃO, VIU?

    Amigo, como é que as eleições aconteceram no mês de outubro, o plano foi aprovado em dezembro e você ainda diz que estavam tentando prejudicar a administração futura de Elísio se o mesmo já havia sido derrotado? Se liga, cara! Ao contrário, o plano foi aprovado intencionalmente para prejudicar a administração de Aníbal e se você sabe das coisas isso se chama improbidade administrativa.

    Obrigado Robson pela oportunidade.

  7. SÓ PARA RELEMBRAR:
    A passeata no dia 16 de setembro não se deu em função do aniversário de Elísio não, simplesmente essa data era o “DIA D” da mobilização nacional em prol do PSPN (piso salarial profissional nacional). Seria muita pretenção achar que era em homenagem a A ou B. E se for necessário outras serão feitas.

  8. ESSES COMENTÁRIOS EM DEFESA DE ANIBAL SÃO FEITO ATRAVÉS DE DOIS BABÕES : BETO E RAFAEL COLEGAS AUTÊNTICOS…TÔ CERTO!!!!!

  9. GOSTARIA DE SABER SE VILSON COSTA SABE QUE EXISTE NO BRASIL UMA CONSTITUIÇÃO DESDE 1988, POIS ELA É BEM CLARA PARA QUALQUER LEIGO QUE SÓ PODE REDUZIR SALARIO DE SERVIDOR, QUANDO FOR POR MEIO DE ASSEMBLEIA DA CATEGOLRIA OU DECISÃO COLETIVA E APROVADA PELA MAIORIA, O QUE NÃO HOUVE. SE O NOBRE ADVOGADO QUISER CITAREI OS ARTIGOS E OS INCISOS DA CONTITUIÇÃO DE 1988. DEVO TAMBÉM DIZER QUE COMO BEM ESCREVEU, A UMA RECOMENDAÇÃO DA AGU. O QUE NÃO PODE TAMBÉM HAVER SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO É LEI RETROAGIR QUANTO MAIS UMA RECONMENDAÇÃO QUE NÃO SE TRATA DE LEI, ATÉ PORQUE OS PROFESSORES PASSARAM E CONFORME O EDITAL NA ÉPOCA EM QUE FOI FEITO O CONCURSO A CARGA HORARIA ERA DE 40 HORAS E PRA REFORSAR SE O ADVOGADO NÃO SABE ERA O ENTÃO PREFEITO anibal O PREFEITO DA ÉPOCA. PODE UM NEGOCIO DESSE E TOME CREU NOS PREFESSORES.

  10. COMENTÁRIOS ONDE QUESTIONAMENTOS DE VELHAS ACUSAÇÕES DE “LEVA E TRAZ”, são típicas do comportamento de pessoas que agem com intensão de fazer o bem a se próprio e a renegar a verdade as pessoas de bem, ou seja a população, Senhor Beto BABÃO e Rafael Fernandita, ficam correndo da verdade lavando a burrica com o dimdim do povo achando que o povo é burro, o pior que algumas pessoas que são responsáveis em trasmitir o conhecimento(professores), é quem estão merecendo mais uma carrada de capim…O cidade pra ter gente que gosta de sofrer…Ou será que gostam de capim…E olhe que o preveito é fazendeiro e carrega muito capim viu Robson!!!!!!….FORTE ABRAÇO E PARABÉNS PELO BLOG…!!!!!!

  11. O problema da redução dos salários poderia ser evitado quando da reunião na câmara de vereadores, para a apreciação do plano, houve a redução da progressão horizontal de 5% para 3%, o que diretamente influiu sobre a diminuição dos salários dos professores. Além disso, houve também uma diminuição dos percentuais da progressão vertical, em relação ao plano anterior aprovado em dezembro de 2009. Gostaria ainda de informar que o piso salarial foi determinado pelo presidente da república e é o mínimo que cada professor deve receber. Finalizo, perguntando aos setores competentes da prefeitura de São João, o que foi feito com os 84 mil reais desviados da educação no período de 2001 (prefeito anibal). O povo sabugiense deve ser respeitado e merece explicações!

  12. Profeta politico, eu não preciso da “POLITICA” para sobreviver, pois sobrevivo do meu suor. Sou concursado e não “arranjado”. Se toca meu!!!!

  13. infelizmente n adianta articular-se c esses babões q são pagos p todo custo defender o prefeito……a justiça de DEUS é a maior e um dia chegará……

  14. Pois é… o feitiço virado contra o feiticeiro. O Plano foi feito as pressas para prejudicar a gestão do doutor… Cadê dra. Dacineide, dra. zaíra, dra. Ana célia, dra. Livanda, dra. Veriana, dra. Alcida, e tantas outras que se dizem doutoras e que na realidade são umas babonas, mamando nas tetas do poder público municipal. Mais uma vez o rei do gado enganando a todos e só aumentando sua boiada e o seu secretário de confiança aumentando suas casas kkkkkkk eu acho é pouco.kkkkkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Categorias