Formulário de Desastre habilita município a continuar recebendo recursos federais para estiagem

Mossoró concluiu essa semana o preenchimento do Formulário de Informação de Desastre (FIDE). O município é uma das 153 cidades do Rio Grande do Norte declaradas em situação de emergência por conta da estiagem prolongada que provoca redução das reservas hídricas, trazendo efeitos tanto para população da zona rural como da zona urbana.

De acordo com o documento, mais de 133 comunidades da zona rural e projetos de assentamento em Mossoró são atingidos diretamente pela escassez de água devido à estiagem. Isso representa cerca de 26 mil pessoas.

“Com o preenchimento da FIDE estamos prontos para continuar recebendo recursos federais através de benefícios, como por exemplo, a operação carro pipa”, apontou o coordenador da Defesa Civil em Mossoró, Osnildo Morais.

Apesar do volume de chuvas em 2018 ter apresentado um volume acima da média de 700 mm, um levantamento do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER e Secretaria de Agricultura aponta uma perda de 35% da lavoura de milho e feijão. Os dados contidos no formulário apontam ainda que as maiores perdas continuam sendo no lençol freático, o que afetou diretamente a vazão dos poços que abastecem a zona rural do município.

De acordo com a Defesa Civil, o município tem enfrentado a situação com o abastecimento regular das comunidades e assentamentos rurais e solicita a manutenção dos recursos para o atendimento há mais de 4 mil famílias.

“Toda economia rural e urbana vem sendo afetada. Foi um ano com boas precipitações, necessitando de anos sucessivos com invernos acima da média, para recuperação total dos reservatórios de águas, plantios e reposições de rebanhos”, foi relatado em trecho do documento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Categorias