Dino adota estratégia para não pressionar Lula sobre próxima indicação ao STF

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, não autorizou que seu nome seja citado por aliados como um dos cotados por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) que será aberta com a saída da presidente da Corte, Rosa Weber. 

A coluna Guilherme Amado, do Metrópoles, alega que Dino acredita que ser visto como alguém que está pleiteando uma vaga no STF pode reduzir as chances de ser escolhido pelo mandatário. O portal ressalta que o ex-governador do Maranhão não está fora do jogo, mas que apenas adotou uma estratégia para evitar “se queimar” na disputada. 

A presidente Rosa Weber deixará o Supremo em outubro, quando completará 75 anos. A Constituição prevê a aposentadoria dos magistrados do STF ao alcançarem a idade máxima permitida. Com a saída da ministra, a presidência será ocupada por Luís Roberto Barroso.

Para ocupar a cadeira de Weber, a expectativa é de que Lula escolha uma mulher negra no órgão. Um site chegou a ser criado para reforçar a indicação de uma mulher negra à Corte. Até o momento, o endereço eletrônico computada 12.298 mil assinaturas.

“Em um país com mais da metade da população composta por mulheres e pessoas negras, é inexplicável que o STF em seus 132 anos de existência nunca tenha sido ocupado por uma. Chegou a hora de mudar essa história”, diz o texto do site.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Categorias

Maluf será cassado

Aliados do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) já trabalham com um cenário de cassação rápida se o caso chegar para análise no plenário da Câmara.

Leia Mais

Mais um candidato sem votos

DEM, PP, PR, PRB e Solidariedade cogitam candidatar Josué Gomes para o Palácio do Planalto, diz o Estadão. É bizarro que, até agora, nenhum desses

Leia Mais