Violeiro Chico Mota morre aos 86 anos em Caicó

O blog recebe com extremo pesar a notícia da morte do poeta repentista Chico Mota.

Ele é fundador do programa Violeiros do Seridó, o qual apresentava desde a fundação da Rádio Rural AM há 48 anos. O violeiro estava com 86 anos.

Ele cometeu suicídio em sua própria residência, situada na rua José Eustáquio, bairro Paraíba em Caicó. Segundo a família, Chico Mota foi encontrado pendurado por uma corda em seu quarto. Embora estivesse apresentando um quadro depressivo, não se imaginava que ele pudesse tirar a própria vida. Em julho de 2007, Mota foi agraciado com a Comenda de Honra ao Mérito Vila do Príncipe, concedida pela Câmara de Caicó.

Atualizado às 12h15 para acréscimo de informações

12 respostas

  1. Com Certeza é uma perda irreparável, para o Mundo Da poesia, mais fica a certeza e a felicidade de Ter tido a oportunidade, de conviver com esse ilustre poeta, descanse em paz grande amigo..

  2. Robson,

    Quero externar meus pêsames aos familiares desse grande poeta Chico Mota. Com ele morre um pedaço da poesia do sertão!
    Seu Chico era um homem inteligente e muito interessante. Suas conversas tinham sempre um caráter educativo e de algo novo para seu interlocutor. Seu jeito nos levava a crer que celebraríamos seus 100 anos.
    Ficamos tristes pela sua partida!

  3. Meu caro Robson,

    Recebi, aqui em Natal, estarrecido essa notícia…nem tenho o que escrever!

    Muito força amigo Djalma Mota, haja vista que a vontade de Deus é Boa, Perfeita e Agradável!

  4. MEU DEUS…EU ESTIVE ONTEM AÍ EM CAICÓ COM MEUS ALUNOS ASSITINDO A UMA CANTORIA DE VIOLA NA RÁDIO RURAL…NOSSOS SINCEROS VOTOS DE PESAR A DJALMA MOTA, A TODA A FAMÍLIA, A RÁDIO RURAL E A TODA A REGIÃO DO SERIDÓ QUE PERDE UM GRANDE EXPOENTE CULTURAL…

  5. Primeiro Vovó Adália e depois Chico Mota!!! Que dia triste, meu Deus, para Caicó!!! Que neste dia que a Igreja celebra a ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, os mesmos o acompanhem em estado de graça para a morada do Pai!

  6. Fico muito triste com esta notícia! Estive com o mesmo nas comemorações pelo aniversário da Rural, tomamos café da manhã juntos e participamos das descontraídas brincadeiras de Monsenhor Tércio contanto a respeito de sua contratação, ha época. Meus pêsames aos familiares, especialmente o amigo Djalma e minha colega Fátima, que Deus o receba em seu convívio e lhes concedas as melhores graças.

  7. Que Deus tenha misericórdia da alma dele. Não tinha contato com ele, mas em duas ou três vezes que fui a sua residência fazer compras a esposa dele, o mesmo me recebeu com muita simpatia e me parecia uma ótima pessoa de bom coração.

  8. É com grande pesar que recebo a notícia da morte do maior VIOLEIRO DO SERIDÓ – CHICO MOTA. Que Deus tenha misericórdia do espírito desse Grande Poeta. Registro aqui os Pêsames de toda Família Brito – ele era muito Amigo do meu pai: José Augusto de Brito – à Família Mota que hoje está enlutada. E, em homenagem àquele que tanto admirei em suas cantorias, permita-me Xerife deixar a seguinte mensagem:

    Chico Mota, o Poeta
    Partiu sem nos avisar
    Surpreendendo a todos
    Com um gesto singular
    Provocou a própria morte
    Merecia melhor sorte
    Só Deus vai saber julgar.

    Um solidário e fraterno abraço a todos da Família Mota.

    José Alberto Brito
    Brasília-DF

  9. Compartilho com a família Mota a sua dor e o sentimento profundo de sua perda. A família caicoense está enlutada pela partida do grande poeta Chico Mota. Nossa cultura fica mais frágil com a sua ausência. Um abraço de solidariedade à família enlutada.
    Jonny Costa e família

  10. Vai ser difícil ouvir o programa dos VIOLEIROS, pela Rural, a partir de agora… Seu Chico Mota, algumas vezes, sozinho, fazia o programa, e nos deixava boquiabertos com tamanha desenvoltura. A Cultura Nordestina está de luto. Aos familiares e Funcionários da Rádio Rural, o nosso mais profundo sentimento.

  11. junho 7, 2011 at 5:53 am
    Final de semana dramático. Vovó Adália se foi no sábado e Francisco…ou melhor, Chico Mota como era conhecido, no domingo. Quanta tristeza para Caicó. Quantas lágrimas de familiares e amigos queridos. Que eles estejam em PAZ. Nos braços do PAI e de Nossa Senhora.

    Como internauta/ouvinte, fica aqui meus sentimentos e minha saudade de ouvi-lo logo pela manhã. Um abraço especial para Djalma Mota e todos da Rádio Rural.

  12. Sou neto de Vó Adália e digo com absoluta certeza:
    Não só Caicó, nem apenas o seridó, mas a humanidade
    fica mais tiste e mais pobre em cristandade em terra,
    mas fica bem mais fortalecida em espiritualidade, em
    proteção Divina e, sobre tudo, em exemplo de fé e
    esperança.

    Que vó seja lembrada sempre pela sua alegria e vontade de viver em comunhão e fraternidade sob as bençãos do Pai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

outubro 2021
DSTQQSS
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
Categorias

Qual foi o lero?

Eu continuo dizendo. A política deixou o ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves, mas ele não deixou a política. O que danado foi fazer no apartamento

Leia Mais