Os prefeitos do Seridó assinaram nesta sexta-feira, 11 de setembro, o protocolo de intenções para criação do consórcio gestor dos aterros sanitários, polarizados por Caicó e Currais Novos. Ao todo, 21 gestores assinaram o documento.
A reunião foi realizada no Centro Administrativo de Caicó, às 16h, e contou com a participação do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e vice-governador, Iberê Ferreira de Souza. Ele esteve acompanhado de técnicos do Ministério das Cidades, Meio Ambiente e da Semarh.
Na oportunidade foram apresentados os passos a serem seguidos, passando pela elaboração do projeto e efetiva implantação dos aterros sanitários. O prazo de execução deve girar em torno de dois anos. “As pessoas já aderiram ao consórcio. É preciso ainda a Câmara Municipal aprovar”, disse Iberê Ferreira.
Serão investidos, no Seridó, R$ 583 mil na elaboração dos projetos de recuperação dos lixões existentes, na construção de aterros sanitários e em unidades de triagem para a coleta seletiva. Parte do investimento também irá para unidades de compostagem, onde se transforma matéria orgânica em adubo, e para unidades de transbordo do lixo, áreas de transferências que recebem o lixo e enviam para o aterro (muito utilizadas quando o município fica muito distante). A expectativa, segundo o vice-governador, é que os projetos estejam prontos até março de 2010.
Cada prefeito terá que encaminhar para aprovação no Legislativo de cada município para, em seguida, criar o contrato para realização do projeto técnico de instalação das medidas sanitárias exigidas. Uma delas, segundo o Ministério das Cidades, é incentivar programas de saneamento básico nas cidades às margens da bacia do Piranhas/Assú. Isso faz parte, ainda, do projeto de transposição do Rio São Francisco.