Casos de suspeita de gripe suína aumentaram depois do Carnatal

carnatal-nova-de-subesterJá são cerca de 150 notificações de casos suspeitos de Gripe A no mês de dezembro no Hospital Giselda Trigueiro, a maior referência do estado para o atendimento de pacientes com doenças infectocontagiosas. O número é superior em quase 50% aos 104 verificados em todo o mês anterior.

Segundo a diretora-geral do hospital, Milena Martins, o maior movimento começou no domingo (6), último dia do Carnatal. O vírus H1N1 demora entre três e dez dias para se manifestar.

“Nós alertamos sobre o problema do Carnatal. Por ser uma aglomeração com grande número de pessoas, os riscos de transmissão aumentam significativamente”, explica a diretora-geral. Ela afirma ainda que a maior parte dos novos casos suspeitos foi em adultos jovens, faixa etária do público do evento.

De acordo com a diretora, o HGT está trabalhando além de sua capacidade. Como o centro médico funciona em caráter emergencial, ela recomenda que as pessoas com sintomas leves procurem primeiro os postos de saúde do município. Pela superlotação, os pacientes ambulatoriais demoram uma média de quatro horas para serem atendidos.

Quem apresentar sinais de gravidade, contudo, deve ser encaminhado ao hospital. Alguns sintomas preocupantes são falta de ar, dor no peito e febre persistente. Esses são os casos mais prováveis de internação.

Para dar suporte ao Giselda, a Sesap contratou 14 leitos em unidades privadas de atendimento. A secretaria municipal de Saúde (SMS) também alugou mais dez leitos para casos de Influenza A nos hospitais rede pública.

Dado o período de incubação do vírus, novos casos decorrentes de contágio no Carnatal devem aparecer na próxima semana. O aumento dos índices é visível em comparação aos registros de novembro, mas mais ainda se comparado aos de outubro, quando só foram feitas 17 notificações.

Nominuto.com

5 respostas

  1. Amigo Robson,

    A direção da Unimed sugere que seus hospitais conveniados na rede privada de saúde evitem ocupar leitos com pacientes de cirurgias eletivas. A Unimed prevê que nos próximos dias haja um aumento considerável no número de infectados pela chamada gripe suína no Estado.

    Em virtude da proliferação da doença em Natal, inclusive, a Unimed decidiu suspender nesta quarta-feira (9) a festa de confraternização dos cooperados, que seria realizada na sexta-feira (11).

    Transcrevi da Tribuna do Norte On line.

  2. Todo mundo tava avisado sobre o perigo do carnatal, quem pegou a gripe lá foi sabendo do risco, agora é tarde!!!!

  3. Eu acho incrível esse “surto” de gripe suína ter chegado em Natal com um atraso tão grande… O fato é que o Carnatal não é único meio de contágio, se vcs não sabem!!! Qualquer ônibus, shopping, Loja, Sala de aula ou qualquer forma de aglomerado de pessoas pode sim ser uma forma de contágio! PULEI Carnatal desde a sexta-feira e to aqui, INTEIRO! Aí teve amigo meu, com medo da gripe, que viajou pro Seridó, voltou só na segunda, e quando foi quarta, vai bater no Giselda!!! Além do mais, qualquer espirro nessa cidade tá sendo motivo pra “suspeita de gripe suína”. Pelo visto o único objetivo aqui é vender notícia!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias