Até onde a Internet poderá decidir seu voto na eleição deste ano

Depois de ver o Brasil ficar de fora da Copa do Mundo 2010, o Brasil (a mídia principalmente) agora mira sua atenção nas Eleições 2010. E como todos sabem (ou não), o uso da Internet é uma das ferramentas que gerou (e ainda gera, “nossa quanto parênteses, hehehe”) polêmicas quanto ao que é permitido ou não-permitido no meio digital, por parte dos políticos, seus partidos e coligações.

Mas, a minha pergunta é: a internet vai influenciar o seu voto? Será que porque um candidato tem uma mídia digital mais elaborada para a grande rede do que o seu adversário, você vai votar nele? Bem… para quem vive plugada na Internet, poder acompanhar o que os candidatos estão fazendo nela, é um grande facilitador, e demonstra que o candidato está “antenado” com tudo e com todos (apesar de muitas vezes ele nem entender o que é Interne, rede social, Orkut, twitter…).

O fato de um determinado candidato ter site, postar toda sua campanha no Twitter, fazer ações no Orkut, Facebook, isso por si só, não é motivo para escolha de voto. O que o eleitor deve analisar, pensar, e até mesmo fiscalizar e cobrar, é a forma com que esse candidato está fazendo das ferramentas digitais. O que realmente importa, são os projetos apresentados, sua postura, seu compromisso para com a sociedade.

Tenho observado que as ferramentas da Internet ofereceram uma participação maior não do candidato, e sim dos eleitores. E esse é o ponto chave! O uso da Internet está permitindo uma interação maior dos eleitores nas campanhas eleitorais. Isso é muito bom! Então, vamos debater, discutir, buscar benefícios para a sociedade. Não observe apenas o que o seu candidato faz (se já tiver escolhido), observe também o que ele não faz… e observe todas as opções. Afinal, é uma escolha para no mínimo 4 anos!

 Então, eu creio que não é o fato do uso da Internet por parte dos candidatos, que vai influenciar no seu voto, e sim o seu compromisso em querer saber um pouco mais sobre cada um deles e o que pensam sobre seu País, seu Estado, seu Município, sobre a comunidade que você vive.

 Naveguem pelos sites, blogs, rede sociais, twitter… vejam o que dizem, interajam, perguntem, questionem… e só assim, você vai estar usando a Internet como mais uma ferramenta para garantir a democracia no nosso país (utopicamente ou não).

Por Ivanberg Moreira – Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

Fátima Bezerra emparedada

Nesta terça feira (05) os servidores do Rio Grande do Norte vão encostar a governadora Fátima Bezerra na parede na Assembleia Legislativa do Estado. Querem

Leia Mais