Vereador justifica porque quer mudar o nome do Açude Itans

Caro Robson Pires,

Venho fazer alguns esclarecimentos com relação ao Projeto de Lei nº 074/2009, de autoria do nosso mandato, que prevê a denominação do açude Itans de “Ministro José Américo de Almeida” (na foto).

Não tivemos, em nenhum momento, a intenção de causar a polêmica ou suscitar um debate supérfluo diante da população caicoense.

 Ao contrário, prestar uma justa homenagem ao ministro da Viação e Obras Públicas, o paraibano José Américo de Almeida, que empreendeu uma viagem por todo o Nordeste a fim de conhecer, in loco, a situação da região, que já vinha sofrendo com as secas.  E que, em 1932, autorizou a construção do açude Itans, como redenção hídrica de milhares de seridoenses.

José Américo sempre teve a sua vida pública voltada para a causa social e dos mais humildes, tendo como prova os romances “A bagaceira”, em 1928, destaque dado à literatura regionalista e “A Paraíba e seus problemas” – de grande conteúdo social, dentre outros.

Citando o título de sua autobiografia, “Antes que me esqueça”, pretendemos homenageá-lo pela grande obra deixada para a sua posteridade – o açude Itans, em Caicó. Agradeço aos leitores que entenderam a nossa idéia e aos que não comungam da nossa opinião esperamos, pelo menos, ter possibilitado uma reflexão.

Saudações Trabalhistas,

Vereador Leleu Fontes – PDT

20 respostas

  1. Que a homenagem fosse feita de outra forma. É merecida. Mas mudar o nome do querido e conhecido Itans não é justo.

  2. Este vereador é mesmo uma aberração da natureza, que para nossa infelicidade, exerce sua ignomia em nossa cidade.

  3. O ITANS NÃO PRECISA MUDAR DE NOME, E SIM, QUE DEUS MANDE CHUVAS PARA ELE CONTINUAR “CHEIO”,
    FAZENDO A FELICIDADE DE TODOS DE CAICÓ.
    LELEU, QUERIDO LELEU, PROCURA FAZER ALGO MELHOR
    PRÁ CAICÓ.

  4. desculpe Leleu..+ vc pegou muito + muito pesado….isso nao era pra passar nunca pela sua cabeça.si é que vc entende….trocar o nome do nosso açude é querer trocar o nome da praia de Copa Cabana pros cariocas,,,nao tem COMO… imagine friamente o que vc quer propor..ai tentarei entender o que diabos é q vc ver em bacana nisso..acho que isso nao melhora em nada…ENTAO DEIXA COMO TÁ NÉ?..VALEU..

  5. Leleu, vc já transformou , junto com seus colegas(vereadores), nosso legislativo em uma piada. Não queira transformar algo tão querido por todos em mais uma bobagem sua. Votei em vc , jamais votarei de novo!

  6. a vereador pra da fora nao acerta uma dentro. homem vai procurar projeto para amenizar a fome e o analfabetismo que serao obras de todos nos aplaudir de pé

  7. Róbson,
    Acredito que o Vereador, propositor deste Projeto de Lei, cumpriu sua função parlamentar para qual foi eleito; elaborar Projeto de Lei de interesse da sociedade. Quando este é aprovado é porque a idéia convenceu a maioria da Câmara. Portanto, é a Câmara que aprova, os Vereadores. E se o prefeito sancionar ficará conhecido como o prefeito que mudou o nome do Itans até que outro projeto seja votado para mudar novamente de nome. É assim que funciona. Agora, precisamos colocar lógica nas coisas; costume é uma coisa muito séria. Já pensou se as Câmaras de Vereadores pelo Brasil afora fossem colocar o nome do Presidente Lula em todas as obras que ele Fez? Calçamentos, praças, açudes, pontes, hidrelétricas, etc, etc. Construir é papel do ordenador de despesa. É sua obrigação, ele ganha do povo pra isso. Necessariamente, não precisa ser homenageado pela obra que ordenou. Lembre-se: o prefeito sancionando este projeto obrigará a ordenação de despesas públicas para mudanças de livros de história, geografia, sítios eletrônicos, etc. E outras despesas indiretas que serão provocadas pela mudança de nome.

  8. Acho válido o projeto do veriador. José Américo foi um homem de bem que sempre olhou bem pelo seus irmãos nordestinos. Nessa ocasião fará como o Gargalheiras, que tem o nome Marechau Dultra, terá um apelídio carinhoso da população.

  9. penssssssseeeeeeeeeeeee numa coisa sem graça dizer a alguem: vamos tomar banho no “jose americo”? kkkkkkkkkkk que nojeira,que besteira. vao fazer algo melhor pela cidade,e naõ qUEBRAR TRADIÇÕES quase seculares…nam!

  10. para mim não mudará nada pois continuarei a chamá-lo de Itans, que o nobre vereador que por culpa dos eleitores ainda está na camara chame pelo novo nome.

  11. Idiota, somente isso, idiota.
    Acordem, conterrâneos, votemos em pessoas capazes.
    O que esse senhor quer é isso mesmo, aparecer.
    Incapaz para elaborar projetos de interesse da cidade e do povo, vem com essas idiotices.
    Lembremos que até preso esse senhor já foi, por desacato a autoridade.
    José Américo é, sim, merecedor de homenagens e honrarias, mas que se arranje outra forma de homengeá-lo.
    FORA, Vereador…

  12. Pessoal, concordo com tudo que foi dito e principalmente com Sr. João Maria Cavalcanti, faço só algumas ressalvas:

    1º Idiota não é só o vereador autor do projeto e sim todos os outros que votaram aprovando;

    2º Mais idiota do que todos eles juntos será o Prefeito se sancionar tal projeto;

    3º Prá o ilustre vereador ter oportunidade de propor tal projeto, foi porque alguém votou nele (elegendo-o), esquecendo que qdo se vota em alguém prá vereador e o mesmo sendo eleito, tal figura poderia até a chegar a assumir o cargo de Prefeito, no caso de algum impedimento do Prefeito/Vice e tendo o mesmo sido eleito Presidente da câmara;

    4º E um aviso a tal vereador: José Américo nunca será esquecido pois no estado da Paraíba existem várias homenagens a sua pessoa, inclusive uma das maiores avenidas de João Pessoa leva seu nome;

    5º E prá encerrar: Vereador, qdo se escreve algo que faz parte de alguma obra, artigo etc… faz-se uma citação ao autor, até por homenagem (isso não é seu forte). Como vc não citou (homenageou) o autor de parte do que vc escreveu em defesa de seu projeto tá ai de onde veio http://www.cerescaico.ufrn.br/historiadecaico/itans1.htm

  13. Vereador Leleu!!! Acorda seu bobo… Vai estudar e aprender o que é um representante do povo, a população de Caicó hojé sente-se envergonhada por ter vc e outros assim igual a vc no nosso legislativo. Vai trabalhar e dá nome a novas obras.

  14. Será que ninguém entende leleu?O nome dele estava um pouco esquecido da mídia,então ele resolveu sair com mais essa besteira.Será o mesmo que chamar MANÇOBA de OITICICA,né gente?

  15. Como se já não fosse suficiente ver a política do nosso país sucumbir nesse mar de corrupção, ainda temos que tolerar políticos “mal eleitos” do naipe desse cidadão. Só nos resta lamentar. Lamentar o fato de, infelizmente, a maioria da população ainda não saber escolher seus políticos para lhes representar. Lamentar que a Justiça permita que pessoas totalmente despreparadas, assumam cargos representativos. Lamentar o fato de não existir um único político neste país, que ao chegar ao “poder”, não seja “corrompível”. E, por fim, lamentar profundamente, ver não só a Câmara de Caicó, mas outras Câmaras Municipais país afora, terem se tornado verdadeiros palcos circenses. Lamentavelmente, graças a atuações como a desse vereador do PDT, que muito provavelmente, deve se sentir envergonhado tendo em seu quadro, pessoas tão despreparadas e irresponsáveis como Leleu. Parafraseando Boris Casoy: “Isso é uma vergonha”.

  16. Sugiro ao vereador a rasgar o projeto de lei que pretende modificar o nome do açude itans. A mudança é completamente desnecessária e absurda, uma vez que afronta a cultura, costumes e tradições de nossa cidade. Os idealizadores do Itans têm sua justa merecida homenagem em placas comemorativas. Crie-se um museu José américo de almeida, com itens geográficos e do açude, mas não toque no nome do Itans. Mudar o nome é corromper a alma.
    Sugiro ainda a Leleu, que pense em projetos de lei que beneficiem realmente a comunidade, e não maquiagem nominativa para fazer número.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

outubro 2021
DSTQQSS
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
Categorias