Verão esconde uma série de riscos à saúde que não podem ser ignorados

O verão é tempo de sol, calor, pouca roupa e muito suor. Mesmo com todas as promessas de prazer, é uma época também propícia a inconvenientes. No clima descontraído das férias, fica fácil esquecer pequenos cuidados de saúde. Além do repetidamente recomendado uso obrigatório do filtro solar, especialistas falam ao Correio sobre outras providências igualmente importantes para garantir que a viagem não tenha turbulências. O culto à pele bronzeada, símbolo da estação mais quente do ano, por exemplo, é um convite ao exagero. “No verão, a pitiríase alba é muito comum, principalmente em crianças e adolescentes”, comenta o dermatologista Erasmo Tokarski, referindo-se às manchas brancas que surgem no rosto por falta de filtro solar.

Além de manchas, micoses costumam atazanar banhistas distraídos. Tokarski explica que o uso prolongado de roupas de banho molhadas é o principal responsável pelo inconveniente. “O fungo gosta de locais úmidos e quentes, por isso, a micose costuma aparecer na virilha”, completa o médico. Segundo ele, os homens são os que mais passam pelo problema. “Pode dar em todo mundo, mas acho que os homens são mais desleixados com isso”, arrisca. Desfilar com chinelos molhados também não é uma boa ideia: frieiras, pano branco (manchas brancas no tronco) e bicho geográfico podem aparecer. Se não tratadas, as micoses aumentam, se espalham e podem até tornar-se contagiosas. “Se for entre os dedos, pode evoluir para erisipela (infecção bacteriana que atinge a derme profunda e o tecido gorduroso), infecção na perna e fungos nas unhas.”

A boa notícia é que tanto as frieiras quanto a micose têm fácil tratamento. Arriscar soluções caseiras para amenizar a coceira, contudo, não é indicado, uma vez que podem aumentar a proliferação dos fungos. “Se a pessoa estiver com o bicho geográfico, pode colocar gelo e esperar a área congelar por alguns minutos, para o micróbio morrer”, ensina Tokarski. “Para todos os outros casos, é importante ir ao médico para que o profissional indique o melhor antifúngico.” Bebidas com frutas cítricas, como a caipirinha ou o suco de laranja, também podem ocasionar manchas na pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Categorias

Cláusula de Barreira

A flexibilização da cláusula de barreira foi necessária para que a proposta pudesse ser aprovada na Câmara. Diante do prazo exíguo, os senadores aceitaram o

Leia Mais