A Barragem de Umari, em Upanema, continua aumentando seu volume de água com as chuvas que caíram na região nas últimas semanas. O novo relatório da situação volumétrica divulgado pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Gestão de Águas (IGARN), mostra que a barragem teve um crescimento expressivo, passando dos 32,218 milhões de metros cúbicos, no dia 1º de março, para 46,828 milhões de metros cúbicos, o que representa 16% de sua capacidade.
No relatório anterior, divulgado pelo órgão no dia 03 de março, a Barragem de Umarí, que é considerada o terceiro maior reservatório do Rio Grande do Norte, se encontrava com apenas 11% de sua capacidade total, que é 292,8 milhões de metros cúbicos.
A situação mais crítica do reservatório ocorreu durante o início do ano, após chegar ao seu volume morto, com 26,009 milhões de metros cúbicos, o que representa pouco mais de 8% de sua capacidade total.
O Relatório Volumétrico divulgado na manhã desta segunda-feira (13) pelo órgão mostra a situação dos 47 reservatórios, com capacidade superior a cinco milhões de metros cúbicos, monitorados pelo Governo do Estado e aponta que, no período de 1º a 13° de março, o número de mananciais secos reduziu de 13 para 12, 25% dos reservatórios monitorados pelo Igarn