TSE autoriza plebiscito junto com as eleições para o município de Serra Caiada

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram, na sessão administrativa desta quinta-feira (16), resolução que autoriza, em caráter excepcional, que os municípios de Serra Caiada-RN realizem plebiscitos aprovados pela assembléias legislativa junto com as eleições municipais deste ano, no dia 7 de outubro.

Além de Serra Caiada, quatro municipios de Rondônia também adotaram a medida. São eles: Nova Brasília do Oeste, Castanheiras, Jaru e Governador Jorge Teixeira.

De acordo com o relator, ministro Gilson Dipp, a área técnica do TSE respondeu pela viabilidade técnica da realização, ao mesmo tempo, dos plebiscitos com as eleições municipais nesses municípios. Segundo o ministro, “a Justiça Eleitoral se ressente de regulamentação sobre a realização de plebiscito ou referendo de incorporação, fusão e desmembramento de municípios, bem como alteração de topografia”.

o TSE desenvolveu um software que permite, a partir das Eleições 2012, que a mesma urna a ser utilizada para votar nos candidatos possa ser utilizada também para a votação em plebiscitos ou referendos, concomitantemente. Essa medida evita a mobilização de urnas e mesários fora do período eleitoral, reduzindo a zero os custos com as consultas populares previstas na Constituição Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

janeiro 2022
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 
Categorias

Dilma devassa

Hoje ao meio-dia, FHC, Itamar, Collor e Sarney estarão juntos para bater palmas para Barack Obama, em almoço no camarote do Itamaraty. Lula, o cara, indignado pela

Leia Mais