O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) encerrou ontem os trabalhos de recadastramento com coleta de dados biométricos nos municípios de Piancó e Santana dos Garrotes, pertencentes à 32ª e 66ª Zonas Eleitorais. A solenidade ocorreu no Creas, em Piancó. O corregedor regional eleitoral, juiz Miguel de Britto Lyra, considerou que o processo ocorreu “dentro da normalidade e superou as expectativas”.
Ate as 10h de ontem, 86,65% do eleitorado de Piancó já havia sido recadastrado, perfazendo 10.153 atendimentos, e 76,92% dos eleitores de Santana dos Garrotes, o correspondente a 4.738, tiveram seu recadastramento efetivado. O recadastramento dos eleitores aconteceu no período de 23 de janeiro a 23 de março, durante 51 dias. Santana dos Garrotes possui 6.386 eleitores aptos a votar e Piancó, um eleitorado de 11.944.
Com a inclusão desses dois municípios no sistema biométrico, a Paraíba passa a contar com o sistema biométrico em quatro cidades, já que Cabedelo e Pedras de Fogo já possuem esse sistema de identificação dos eleitores desde a última eleição, em 2010. Um dos objetivos da medida é combater a corrupção eleitoral nas eleições de 2012, uma vez que evitará práticas como abuso do poder político e econômico pelos candidatos, tais como terceiros votando no lugar de outros eleitores.