Timbaúba dos Batistas: matéria de jornal de circulação nacional não corresponde aos fatos

Um dos menores municípios do Estado é destaque nas páginas políticas do jornal Correio Braziliense neste domingo(4).

Trata-se de Timbaúba dos Batistas, na região do Seridó.

O destaque dado a Timbaúba, no entanto, não é positivo.

É negativo e diz respeito a fraude eleitoral.

Segundo a reportagem, dos 2.300 habitantes de Timbaúba, 1.900 são eleitores.

“O número é suspeito porque indica que o total de crianças e adolescentes de até 16 anos, somado ao de idosos, corresponde a apenas 17% da população. Em função disso, o Ministério Público Federal (MPF) já entrou com mais de 100 recursos. Todos questionam a legalidade dos documentos apresentados pelos eleitores”, diz a matéria do Correio Braziliense.

A cidade é uma das 60 que passaram pelo recadastramento para as urnas biométricas. Foi escolhida por apresentar, entre outros requisitos, um total de transferências de títulos eleitorais 10% maior de um ano para cá. Para o Ministério Público, as novas urnas, que vieram com a promessa de segurança, não evitam esse movimento migratório.

“Toda eleição é a mesma coisa. A incidência da transferência eleitoral é sempre alta”, afirma o procurador regional eleitoral, Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, acrescentando: “o problema é que o conceito de domicílio eleitoral é muito amplo”.

A opinião de Fernandes é compartilhada por outros procuradores eleitorais. Segundo o MPE, enquanto o Congresso não alterar a redação da lei, caberá aos juízes eleitorais reforçarem a documentação solicitada no ato das transferências.

Para comprovar o domicílio, o eleitor precisa apresentar, segundo a lei, documentos que mostrem que ele é residente no município ou tem vínculo familiar, profissional, patrimonial ou comunitário.

No Rio Grande do Norte, foram cancelados 17.997 títulos.

“No cartório eleitoral de Caicó, responsável pelas eleições em Timbaúba, a pilha de recursos indica o tamanho do problema. Os pedidos de transferência de títulos seguem um padrão e foram elaborados por advogados dos partidos. Entre eles, o pai do atual prefeito da cidade”, afirma a reportagem.

E prossegue: “As denúncias encaminhadas ao MPE revelam que eleitores entregaram procurações para os advogados em troca de benesses. Para facilitar a transferência, os partidos responsabilizam-se pelo transporte. O pleito de 2008 também está sendo investigado. A Procuradoria-Geral da República analisa a atuação do cartório e do juiz eleitoral”.

Em época de eleição, Timbaúba é uma cidade dividida entre verdes e vermelhos, ou bacuraus e bicudos. O clima é tão quente que a Justiça já determinou até “toque de recolher”.

Entre julho e outubro, ninguém se mistura na cidade. “Não dá nem para beber com os adversários”, conta o entusiasmado Givanildo Ananias dos Santos, funcionário da prefeitura e filiado ao PR.

A campanha deste ano ainda não começou na cidade, mas Santos já faz apostas. “Ninguém é doido de falar mal do Lula, mas a disputa estadual está complicada. São dois palanques para o homem e quem lidera é a oposição”, explica, em referência a senadora Rosalba Ciarlini (DEM).

“Em Timbaúba, assim como em outras cidades brasileiras, um voto faz toda a diferença”, resume o coordenador-substituto do cartório eleitoral de Caicó, Daniel Dantas Palmeiras.

E faz mesmo. Todos na cidade lembram-se das eleições de 1996, em que quatro votos decidiram o pleito. Em seguida, o juiz eleitoral descobriu que as urnas tinham sido violadas.

A Justiça Eleitoral ainda pode impedir eleitores de votarem nestas eleições se for comprovada fraude, apesar de o cadastro estar fechado. As novas informações são encaminhadas para os mesários e passam a constar na folha de votação.

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br.

O blog comenta: a matéria publicada no Correio Braziliense não corresponde a verdade. Nas duas últimas eleições o atual prefeito de Timbaúba dos Batistas, Ivanildo Filho, derrotou seu adverário por uma maioria significativa de votos. Nenhuma pesquisa revela que a oposição lidera a eleição em Timbaúba dos Batistas. Houve um recente recadastramento eleitoral no município e  nada foi comprovado. E nunca existiu toque de recolher em Timbaúba dos Batistas. Isso é coisa de ditadura. A matéria não corresponde aos fatos.

5 respostas

  1. Belém do brejo do cruz não fica atrás 7000 hb para 5000 eleitores que mais no dia da eleição pela manha parece que estamos em ultra cidade pois a fila nas seções são desconhecida

  2. Xerife fica pelos menos parcial, como pode uma cidade ter quase o mesmo numero de eleitores, e habitantes, sei que exageraram no toque de recolher, mas quem não exagera !!! seu blog quantas vezes não exagerou, conheço muitos que residem em caicó e votam em timbauba.

  3. Raio-X da questão

    Os resultados nas eleições de Timbauba, desde a sua emancipação, sempre teve interferência do poderio econômico. Ganha quem tem “pano pras mangas”.
    Um povo sem expectativas submete-se as barganhas paliativas. É o caso dos que defendem esse tipo de crime eleitoral. O faz, porque dependem disso para sobreviver.
    Com todo respeito ao papel que este blogueiro desempenha em nossa região, e por sua notável credibilidade, faço este registro:
    É verdade que o dinheiro pode muito, mas não há valor que substitua o caráter e a dignidade e do ser humano. O povo esta cansado de tanta conversa fiada. O que foi noticiado no correio brasiliense é a mais pura verdade, não adianta querer maquiar os fatos nem os números.
    Ninguém tem o direito de subestimar a inteligência dos timbaubenses.

  4. como nao corresponde?
    Dr Henrique Baltazar já deu toque de recolher sim, naquela cidade, anos atrás…. por causa do tumulto que havia na eleição, pergunte que ele lembra..rs rs rs rs
    Numa eleição passada, bem próxima, Dr Vicente Elisio, promotor, sofreu pra danado… muitas transferencias de ultima hora.
    E afastou muita gente da cidade…. tudo na forma legal.
    É um mistério essa ruma de gente que vota por aqui, sei nao…. tem algo errado tem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias