SUS passará a realizar exames de fungos que afetam o sistema nervoso

O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a fazer exames que podem identificar fungos Cryptococcus que agem de forma prejudicial sobre o sistema nervoso. Os procedimentos também possibilitarão o diagnóstico de meningite criptocócica.

O teste incorporado ao SUS é rápido, com resultado em cerca de 10 minutos. De acordo com o Ministério da Saúde, o exame é de baixo custo e não existe estrutura específica, o que facilita a sua realização.

Os exames são destinados a pessoas que têm o vírus da imunodeficiência humana (PVHIV) sem sintomas. O Cryptococcus atua sobre o sistema nervoso central e vias respiratórias. Ele pode causar uma inflamação no cérebro.

A aprovação da inclusão dos procedimentos ao SUS ocorreu pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema de Saúde (Conitec). O órgão é assessor do Ministério da Saúde na avaliação de tratamentos e procedimentos a serem disponibilizados no SUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

agosto 2021
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
Categorias

Cunha tenta último golpe do ano

O Poder Online revelou que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) planeja como último ato de 2015, reverter a decisão tomada pelo Conselho de Ética

Leia Mais

Rosalba em campanha

Nos próximos dias a governadora do estado, Rosalba Ciarlini (DEM), devem entrar de vez na campanha eleitoral. Ela via às ruas pedir o voto para

Leia Mais

Chuvas no interior do RN sumiram

As chuvas nos municípios do interior do Rio Grande do Norte, sumiram. Mesmo assim, a meteorologia garante que elas retornarão neste mês de maio. Vamos aguardar!

Leia Mais

Ouro Branco: Cidade diábetica

– A prefeita Maria de Fátima Araujo, do município de Ouro Branco, através de pregão presencial, firmou contrato no valor de R$ 197.160,00, com a

Leia Mais