Soltura de Dirceu é tiro de canhão na Lava Jato

soltura

Por 3 votos a 2, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal colocou em liberdade o grão-petista José Dirceu. A decisão é um tiro de canhão contra a Lava Jato. Por duas razões: 1) Consolida-se a impressão de que está formada no colegiado responsável pelos casos do petrolão uma maioria contrária àquilo que o ministro Gilmar Mendes chamou em fevereiro de “alongadas prisões de Curitiba.” 2) Principal defensor dos métodos da força-tarefa da Lava Jato no Supremo, o relator Edson Fachin tornou-se um personagem minoritário.

Sergio Moro decidiu não comentar em público a nova realidade. Mas o blog recolheu comentários feitos pelo magistrado em privado. Sem mencionar nenhum caso específico, o juiz da Lava Jato afirma que as críticas às prisões preventivas decretadas por ele não têm relação com a qualidade dos despachos. O que está em jogo, diz Moro, é a “qualidade dos presos”. Nessa versão, o incômodo se deve ao fato de que as grades de Curitiba guardam “presos ilustres”.

Quanto aos procuradores da força-tarefa da Lava Jato, o grande receio é o de que ocorra um “efeito dominó”. Um dos investigadores enumerou os habeas corpus que entraram numa fila hipotética e estão esperando para acontecer na Segunda Turma do Supremo: Antonio Palocci, Eduardo Cunha e Renato Duque.

Por Josias de Souza

2 respostas

  1. fechar o stf e o congresso nacional seria um bom começo para melhorar o Brasil, pois são grupkos de bandidos e outro da que cuida de guardar o grupo, só uma intervenção militar salvaria o país e as nossas familias, VIVEMOS VARIAS DITADURAS NESSE BRASIL VELHO, DAS DROGAS , DA VIOLENCIA, DA CORRUPÇÃO, DA MENTIRA, DA ENGANAÇÃO, DOS ASSALTOS AO COFRE DA NAÇÃO ,DA DESTRUIÇÃO DOS BONS COSTUMES DAS FAMILIAS CRISTÃS. DEUS SALVE AS FAMÍ DE BEM.famiLIAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias