Frutos do mar melhoram o desempenho sexual. O amendoim e o aspargo aumentam a excitação. A banana acaba com aquele nervosismo antes da hora H. Já o chocolate potencializa a atração entre os apaixonados. Histórias sobre alimento e sexo são antigas, mas será que realmente existem comidas que têm o poder de despertar a libido? Até o momento, teorias acerca dessas relações ainda não foram comprovadas cientificamente.
O que existe, de fato, é a projeção dos alimentos a diversos significados como o afeto, o prazer e as relações carnais. Pode-se falar, então, em uma simbologia que liga o ato de comer ao erotismo.
Na tentativa de compreender melhor essa relação a estudante do Curso de Nutrição, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Agnes Félix escolheu o tema para desenvolver em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
“Aroma de especiarias e lábios de mel: alimentação e erotismo no Cântico dos Cânticos”, o trabalho mostra a ligação entre a comida e o erotismo sustentando-se no texto bíblico, Cântico dos Cânticos. Para isso foi feita uma análise que permitiu uma reflexão sobre a obra e o tema.
A autora da pesquisa, explica que a proposta inicial era falar sobre alimentos considerados afrodisíacos e que, aos poucos, outras ideias foram levantadas, modificando a ênfase do trabalho. Foram muitas as conversas com a professora orientadora até chegarem a definição final, quando o enfoque passou a ser alimento e simbolismo. A professora Michelle Cristine Medeiros, que orientou a pesquisa, é mestre em Ciências Sociais pela UFRN e leciona no Departamento de Nutrição a disciplina Aspectos Socio-antropológicos da Alimentação Humana.
Uma resposta
Robson, é o professor Félix. Obrigado pela matéria em nome da minha filha, que é a autora da pesquisa. Um abraço. Fiquei orgulhoso