Sete capitais do Nordeste vão enfrentar 2º turno; Natal e Salvador de fora

segundo turno vai Sete capitais do Nordeste vão enfrentar 2º turno; Natal e Salvador de fora

Falar em eleições mornas e plebiscitárias em 2020 em razão da pandemia do Covid-19 não pode ser confundido com eleição fácil. Longe disso.

Natal faz parte de uma exceção de 7 capitais brasileiras que já definiram seus prefeitos no 1º turno.

Se falarmos de Nordeste, a peneira reduz ainda mais; apenas a capital potiguar e Salvador escolheram seus prefeitos nas eleições de domingo, 15.

E isso revela muito sobre o tamanho da vitória de Álvaro Dias (PSDB) em Natal, concorrendo com 12 candidatos, incluídos entre seus adversários um senador da República e dois deputados estaduais.

Pareceu fácil, mas poderia não ter sido. Vejamos as realidades das outras capitais nordestinas.

Candidato apoiado pelo prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), o vice-prefeito Bruno Reis (DEM) confirmou o favoritismo  e também  venceu no primeiro turno e comandará a capital da Bahia pelos próximos quatro anos.

Reis liderou com 64,2% dos votos válidos. A candidata Major Denice Santiago (PT), apoiada pelo governador Rui Costa (PT), ficou em segundo lugar, com 18,9%.

A semelhança entre Álvaro Dias e Bruno Reis?

Ambos representam administrações com avaliação superior a 65%. Essa, certamente, a maior chave para o resultado obtido.

7 CAPITAIS COM SEGUNDO TURNO

 Nas outras capitas onde a decisão será no 2º turno alguns pontos em comum merecem ser destacados. A predominância de partidos de Centro na disputa.

PT só terá candidato em Recife com Marilia Arraes. E o Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é apoiador de primeira hora do Capitão Wagner (Pros) em Fortaleza.

No mais, os embates serão localizados, com temas paroquianos e sem o carimbo de vitória de Esquerda X Direita. Até porque o resultado nesse quesito já pode ser antecipado; será de Centro.

CONFIRA OS CANDIDATOS E SEUS PARTIDOS

A eleição para prefeito de João Pessoa vai ser decidida no segundo turno entre os candidatos Cícero Lucena (Progressistas) e Nilvan Ferreira (MDB). A votação para Prefeitura de João Pessoa acontece no dia 29 de novembro.

O segundo turno das eleições para prefeito do Recife será disputado entre os candidatos João Campos (PSB), do mesmo partido de Geraldo Julio, atual prefeito da cidade, e por Marília Arraes (PT), partido que elegeu os ex-prefeitos João Paulo e João da Costa.

Alfredo Gaspar de Mendonça, do MDB, e JHC, do PSB, vão decidir em 2º turno, no próximo dia 29, quem será o próximo prefeito de Maceió.

Sarto Nogueira (PDT) e Capitão Wagner (Pros) vão disputar a eleição para a Prefeitura de Fortaleza no segundo turno. Com 100% das urnas apuradas, os dois estão na segunda etapa da eleição municipal. Sarto tem 35,72%; Wagner tem 33,32%.

O segundo turno da eleição para prefeito de Teresina será entre Dr. Pessoa (MDB) e Kleber Montezuma (PSDB). A votação ocorre no dia 29 de novembro.

A eleição para a Prefeitura de São Luís será decidida no 2º turno, marcado para o dia 29 de novembro. A disputa será entre os candidatos Eduardo Braide, do PODE e Duarte Júnior, do Republicanos.

Os candidatos Edvaldo Nogueira, do PDT, e a delegada Danielle Garcia, Cidadania, vão disputar o 2º turno das eleições para a prefeitura de Aracaju. O atual prefeito recebeu 45,57% (119.681) dos votos válidos, contra 21,31% (55.973) da concorrente, neste domingo (15).

TL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Categorias

Sport impõe derrota ao Corinthians

Gazeta Esportiva – Hexacampeão brasileiro com boa antecedência, o Corinthians visitou o Sport, na tarde de domingo, com um time recheado de reservas. Diferentemente do

Leia Mais