Sesap orienta municípios sobre adesão ao Provab

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) participou, ontem (9), de uma videoconferência com todas as secretarias de saúde do Brasil sobre o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). O objetivo é reforçar com os municípios o prazo para adesão ao Provab, que encerra nesta sexta-feira (11).

Lançado pelo Ministério da Saúde em dezembro do ano passado, o Provab cria incentivos para médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas atuarem na Atenção Básica nos municípios com carência de profissionais em áreas de extrema pobreza e periferias das regiões metropolitanas.

“O Provab busca o fortalecimento da Atenção Básica, o reconhecimento e a importância dos profissionais de saúde na Atenção Primária”, afirmou a Subcoordenadora de Ações de Saúde da Sesap, Ingrid Juliana.

A confirmação de interesse feita pelo gestor público é o passo inicial para a efetividade do Programa, já que é através dessa indicação que é feita a distribuição dos profissionais selecionados no Provab.

Os trabalhadores bolsistas selecionados no Provab serão direcionados à Atenção Básica local, onde permanecerão por 12 meses recebendo bolsa de especialização no valor de R$ 2.384,82 mensais, custeada pelo Ministério da Saúde. Nesse período, eles participarão de um curso de especialização com programa voltado à gestão e assistência na Atenção Básica, com tutoria à distância definida por Instituições de Ensino Superior integrantes do Sistema UNA-SUS.

A partir do dia 16 e até 23 de maio, o profissional de saúde, já selecionado pelo Provab, deverá acessar o site https://www.unasus.gov.br e se inscrever para as vagas já indicadas pelos gestores públicos. O início do curso à distância será dia 15 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

janeiro 2022
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 
Categorias