Notas

Senado quer votar fim da reeleição até o fim do ano

Compartilhe:

Em reunião nesta quinta-feira (5), senadores entraram em consenso e decidiram que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da reeleição e a adoção de mandatos de cinco anos para os cargos de presidente, governadores e prefeitos, deve ser votado no Senado até o fim deste ano.

O objetivo da proposta é “frear um estado eleitoral permanente. O que permitirá que os mandatários tomem decisões sem se preocuparem com a busca por popularidade”, de acordo com apuração do jornal O Globo.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve escolher um senador para relatar a PEC no nos próximos dias. O parlamentar já havia expressado interesse em discutir o assunto durante um evento no Rio de Janeiro.

Na Conferência da Fides, Pacheco questionou a eficácia da reeleição no poder Executivo. O senador acredita que não foi benéfica para o Brasil e que o fim da reeleição seria positivo para o país.

A proposta tem como pauta também, alongar os mandatos de quatro para cinco anos e sincronizar as eleições gerais.

Pacheco argumenta que essas mudanças permitiriam que os mandatários tomassem decisões sem se preocuparem com a busca por popularidade.

Por Diário do Poder

2 comentários em "Senado quer votar fim da reeleição até o fim do ano"

    Lair Solano Vale (site)
    06/10/2023 às 17:52

    Finalmente o Sr Pacheco faz algo de bom.
    Reeleição nunca mais.

    897523
    Gilvan Venceslau da Silva
    06/10/2023 às 18:12

    Safadeza, não vai mudar nada no país as eleições tem que ser do jeito que tá, sou totalmente a favor dá reeleição pq é povo que decide. Senhores senadores senhores deputado vão procurar o que fazer, tanto projeto importante pra ser votado que estão engavetado á anos e vcs não votam. Tomem vergonha na querer acabar com a reeleição e prolongar mandato pra 5 anos.

    897524

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *