Semarh inicia monitoramento das nascentes do rio Apodi Mossoró

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), através da sua Coordenadoria de Meio Ambiente e Saneamento (Comeas) iniciou um trabalho de monitoramento das nascentes do rio Apodi-Mossoró.

De acordo com Clara Câmara, coordenadora da Comeas, a equipe está trabalhando num pré-diagnóstico com leitura de trabalhos científicos existentes e já realizou um mapeamento das onze principais nascentes, localizadas nos municípios de Luís Gomes, Martins e Portalegre, além da elaboração de questionários a serem preenchidos junto à população.

“A partir da próxima semana, vamos a campo para iniciar o diagnóstico dessas áreas, identificar os principais problemas, cadastrar proprietários rurais e conversar com os gestores municipais”, acrescenta Clara.

O Secretário Ivan Júnior explica que esta ação faz parte de um projeto que a Semarh está desenvolvendo para auxiliar no processo de recuperação ambiental das nascentes dos rios potiguares. “Estamos começando no rio Apodi-Mossoró, mas nossa intenção é cuidar das nascentes de todas as bacias, levando informação e democratizando as ações de educação ambiental com as populações locais” frisa Ivan.

Concluído o diagnóstico técnico, a Semarh vai organizar oficinas para apresentar o documento e montar um plano de trabalho, em conjunto com a sociedade das bacias. “Nessa etapa vamos discutir quais iniciativas ambientais deverão ser executadas e quem pode auxiliar nas ações. Também vamos escolher um grupo para ser capacitado e funcionar como multiplicadores, entre outras atividades” diz Clara.

2 respostas

  1. Excelente ideia. Tem que ser posta em prática o mais rápido possível. Reflorestar as adjacências dos olheiros é fundamental e o plantio de árvores deve ser feito prioritariamente na “pegado do inverno”. Assim, as mudas terão mais chances de sobreviver quando chegar a estiagem. Caso consigamos recuperar tudo quanto for de fonte (olhos d’águas) que secaram, no médio e longo prazos teremos mais oferta de água. Parabéns à Semarh e ao Governo do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias