Sem estratégia para longo prazo, ofensiva do governo contra dívidas pode resultar em inflação, dizem especialistas

O governo federal lança nas últimas semanas uma ofensiva para renegociar dívidas da população — com programas como o Desenrola Brasil e o Renegocia!. Diretora acadêmica nacional de negócios e tecnologia da ESPM, Frederike Mette afirma que, sem estratégias para o longo prazo, a medida pode resultar no avanço da inflação.

“Se os programas não pensarem em estratégias que vão além de uma renegociação de dívidas junto às instituições, as pessoas tendem a se endividar mais, gerando inadimplência e inflação. Ou seja, esta estratégia somente funciona a curto prazo gerando liquidez ao mercado”, explica.

Para a especialista, uma das estratégias possíveis para o longo prazo seria o incentivo à educação financeira. “Desta forma, é possível ajudar a população a ter organização e controle financeiro, o que pode reduzir essa ‘volta’ ao endividamento”, explica.

Rafael Quaresma, professor de Relações de Consumo e Cidadania da Strong Business School, reitera o caráter “paliativo” das medidas. O especialista destaca que as ações são positivas, mas que não combatem “as causas” do endividamento, apenas “minimizam efeitos”.

“Qual é o grande ponto positivo? Essa reinserção no mercado de consumo. Mas não há empoderamento do consumidor. Não se está, por exemplo, aumentando o poder de compra do consumidor e aí sim incrementando a economia de uma forma mais sólida”, indica.

Ricardo Teixeira, coordenador do MBA de Gestão Financeira da FGV, acredita que o programa não deve gerar uma espiral inflacionária. Mas reitera a importância da educação financeira como estratégia para fortalecer a efetividade da iniciativa do governo.

As próprias instituições que estão fazendo as renegociações poderão oferecer este tipo de suporte, para que as pessoas entendam que o que está sendo feito agora não necessariamente acontecera no futuro e se elas se tornarem reincidentes a situação pode ficar mais difícil”.

CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Categorias