Seis estádios da Copa registram suspeitas de propina

IMG_0333

Seis dos 12 estádios da Copa do Mundo 2014 têm suspeitas de irregularidades, segundo delações de membros da Odebrecht. As arenas que estão envolvidas no esquema são: Maracanã (RJ), Itaquerão (SP), Arena Pernambuco (PE), Mané Garrincha (DF), Manaus (AM) e Castelão (CE).

O inquérito referente à Arena Corinthians seguirá no Supremo Tribunal Federal (STF), com análise do ministro Luiz Fachin. Os demais devem ser investigados por outras instâncias.

Brasília e Pernambuco

Da construção do Estádio Mané Garrincha (o mais caro da Copa), passando pelo projeto do BRT que cortaria o Plano Piloto de Brasília, até a sede de R$ 6 bilhões para centralizar o governo do Distrito Federal e seus 13 mil servidores, tudo foi alvo de fraude no processo licitatório, com combinações de preços e pagamentos de propina para executar as obras.

As afirmações foram feitas pelos delatores e ex-executivos da Odebrecht, Ricardo Roth Ferraz e João Antônio Pacífico.

Havia uma combinação constante entre a Odebrecht e a Andrade Gutierrez sobre quem venceria determinada licitação, relevaram os delatores. A Andrade queria vencer o leilão do Mané Garrincha. Para simular uma concorrência, chamou a Odebrecht para oferecer um valor maior pelo projeto. Dessa forma, a Andrade venceu. Em contrapartida, a Odebrecht queria assumir as obras da Arena Pernambuco. Foi a vez de a Andrade oferecer uma proposta bem mais cara, para que a Odebrecht vencesse o leilão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

O PT prejudicou os pobres

A profunda crise econômica que o lulopetismo legou ao país está sendo duplamente mais penosa para a faixa da população que vive em piores condições,

Leia Mais