Secretarias não confirmam suspeita de morte por febre amarela em Natal

As secretarias de Saúde Pública do Rio Grande do Norte e do município de Natal informaram hoje (29) que uma investigação aprofundada foi iniciada nesta terça-feira na capital para apurar a suspeita de morte por febre amarela urbana, que teria ocorrido em julho. A vítima é uma enfermeira de 53 anos, que vivia em área próxima ao Parque das Dunas, na capital, e morreu com suspeita descartada de contaminação por dengue ou pelo vírus Zica.

A secretaria estadual (Sesap) informou que, apesar de um dos exames feitos pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará, e confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, ter dado positivo para a presença do vírus da febre amarela, outro exame específico dos institutos, por meio de técnica de biologia molecular, chamado PCR, não detectou o vírus.

“A gente tem um exame positivo e outro sem a presença do vírus, mas as investigações que se iniciaram não encontraram um vínculo epidemiológico, ou seja, uma explicação lógica para que essa pessoa tenha contraído a doença, como, por exemplo, ter viajado para áreas com registros de transmissão, como Tocantins e Goiás, onde eventualmente pessoas não vacinadas podem contrair a doença”, explicou a sub-coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, Cíntia Hirachi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
Categorias

Reajuste de plano de saúde

A liminar que fixava o teto para o reajuste de mensalidades de planos de saúde individuais foi suspensa pelo Tribunal Regional Federal da 3.ª Região

Leia Mais

A socialite Zilu Camargo divulgou na noite desta terça-feira (25) uma foto que deu o que falar nas redes sociais. Aos 56 anos de idade,

Leia Mais