“Se falta estrada, imagina o que não falta mais”, diz Dom Antônio Carlos ao celebrar Natal no Frei Damião

domantoniofrei

Considerado um dos bairros mais carentes de Caicó, a Comunidade Frei Damião foi escolhida pelo bispo Dom Antônio Carlos, para celebrar o Natal nesta quarta-feira (25). A missa foi às 18 horas na Capela do Divino Espírito Santo. O bispo estava ao lado do padre da Paróquia de Santa Cruz, Joanilson Nóbrega.

A escolha pelo bairro partiu do próprio Dom Antônio, que quis celebrar seu Natal ao lado de pessoas carentes, e que moram em bairros que necessitam de uma atenção especial dos poderes públicos. Em entrevista ao Panorama 95 (Rural FM) desta quinta-feira (25), o bispo expressou sua alegria e entusiasmo com o envolvimento da comunidade com a Igreja, e sua preocupação com a falta de políticas públicas para com a população do bairro Frei Damião.

Como foi celebrar seu Natal com os moradores do bairro Frei Damião?
Dom Antônio Carlos – Eu sempre gosto de no dia do Natal celebrar em uma comunidade mais simples, porque esse é o grande mistério do Natal, nos convidar a ir as periferias, sejam geográficas ou humanas. Que bonito encontrar essa comunidade simples, com todas as dificuldades, a gente chega aqui e ver o acesso tão difícil. Se falta estrada, imagina o que não falta mais, segurança, saúde, esporte, mas uma comunidade tão viva e que celebrou o Natal tão dignamente.

O senhor sentiu o envolvimento da comunidade com a celebração religiosa?
Claro. A capela cheia, as crianças participando, achei bonito o envolvimento da comunidade na hora da homilia as perguntas que eu fazia, as crianças respondiam, faz parte de uma comunidade viva.

Na sua homilia, o senhor fez uma comparação do presépio com a ceia natalina…
Eu fiz um paralelo entre o presépio e a ceia, mostrando que o presépio é uma grande ceia, que nós temos que aprender a comer os personagens que estão ali, como nós comemos os pratos de uma ceia de natal, e sobretudo o prato especial que é o Menino Deus, que a gente tenha oportunidade de comer em cada eucaristia, porque comemos Jesus para gerar Jesus em nós.

Neste próximo final de semana já começa as celebrações de transferências dos padres em muitas paroquias do Seridó?
Sexta-feira agora (dia 26) é a ordenação diaconal do Bruno na Paróquia de Santa Cruz, e sábado (27) começa Padre Rodrigo assumindo a Paróquia de São Francisco, no domingo (28) Padre João Júnior assumirá a Paróquia de Santo Estevam Diácono, e até meados de fevereiro nós temos posses nas paróquias. É um momento bonito de se despedir do padre que prestou aquele serviço, e dar a acolhia aos que estão chegando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias