Prefeitura de Natal: Saúde organiza a Semana do Aleitamento Materno

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), está organizando a Semana Mundial de Aleitamento Materno, com o tema “Empoderar as famílias para facilitar a amamentação”, de 2 a 7 de agosto de 2019. Serão diversas palestras acontecendo nos auditórios da Unifacex, SAMU Natal, UNP da Floriano Peixoto e IFRN da zona Norte.

Os encontros abordarão sobre: proteção social parental equitativa em todas suas formas; importância do aleitamento materno e o papel dos ACS e ACE na promoção da amamentação; orientação sobre alimentação complementar; transmissão vertical (TV na gestação e puerpério, prevenção da TV da sífilis e hepatites virais); além de debates sobre as temáticas apresentadas. 

“É um encontro para a capacitação dos Agente Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE) recém convocados no concurso público da SMS. Além de capacitar os profissionais envolvidos, com o objetivo de dar visibilidade e fortalecer a prática do aleitamento como um direito de todas as mães e bebês”, destacou Isabel Lima, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da SMS. 

 A Semana Mundial de Aleitamento Materno é uma importante ferramenta de visibilidade social para a promoção do aleitamento. Em 2019 a WABA, Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, destaca a importância da proteção social parental como uma estratégia de auxílio às mulheres para o sucesso do aleitamento materno exclusivo. 

Uma resposta

  1. Para Salvar Muitas Vidas essa Semana deveria durar 6 meses. Esse é o período que a criança PRECISA ser amamentada pela mãe. Todos nós, mulheres e homens, podemos ajudar nessa conscientização. Saudades de uma Campanha que começou nos Correios do Ceará, em 1996 – Carteiro Amigo – incentivando o Aleitamento Materno, tendo sido, inclusive, matéria de Repercussão Internacional feita pela BBC de Londres. No final da década de 90, os Correios e o Ministério da Saúde celebraram um Convênio e os cerca de 50 mil carteiros da época foram engajados em uma Linda, Eficiente e Eficaz Campanha Nacional do Aleitamento Materno. O resultado pode ser conferido e confirmado pelos números da Organização Mundial da Saúde, ao consultarmos os dados sobre as mortes de bebês nos períodos respectivos, antes e depois. Parabéns a todos que fizeram e fazem esse excelente trabalho pela VIDA! A união faz a força! A atitude, a diferença!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias