A praça central do município de Angicos, 172 km de Natal, ficou repleta de fieis que se uniram na manhã desta segunda-feira (19) para acompanhar os festejos em homenagem ao padroeiro dos agricultores, São José. A solenidade campal foi celebrada em frente à igreja São José dos Angicos e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, do arcebispo emérito, Dom Matias Patrício e do monsenhor Francisco das Chagas Pereira Pinto.
A data marca o encerramento das celebrações ao Santo que protege a colheita, o homem do campo e as famílias sertanejas. A São José são direcionadas as preces para uma boa safra e os fieis acreditam que uma chuva neste dia significa que o ano será de fartura para o homem do campo.
A governadora Rosalba Ciarlini falou que “São José representa a esperança aos nordestinos. Ele é protetor que garante um bom inverno e que traz a água para o campo, a água viva, que cai do céu e serve não só para matar a sede, mas para gerar emprego e renda paras as pessoas, com a garantia de muito alimento”.
A chefe do executivo estadual lembrou ainda que 600 toneladas de sementes foram distribuídas para os potiguares para assegurar a qualidade da safra. Somado a isso, o Governo do RN e a Petrobras firmaram uma parceria para desenvolver o Projeto Terra Pronta, além de o Estado apoiar várias atividades através das associações, dando todo o incentivo a Emater para estar próxima ao homem do campo.
Também presente do evento, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, falou que a celebração da data é marcante e que o homem do campo “deposita toda a sua fé e crença que o inverno virá. O Governo do Estado anda ao lado do homem do campo, dando a ele todas as condições para que, assim que chover, ele possa plantar a semente e ter uma colheita que permita a sobrevivência da sua família”.
A celebração do dia de São José contou ainda com as presenças do deputado federal Henrique Eduardo Alves, dos deputados estaduais, Walter Alves e Leonardo Nogueira e de prefeitos e municípios potiguares.