
Os recursos são destinados para investimentos no Estado, como melhoria das cadeias produtivas (turismo, agricultura irrigada, pequenos negócios, aquicultura, pesca, apicultura, administração pública) e devem ser gastos num prazo máximo de cinco anos. A governadora ressaltou, entretanto, que muitas ações vinculadas ao programa dependem de trâmites burocráticos, como projetos, licitações e prazos, o que poderá atrasar o andamento. No entanto, ele ressalta que o mais importante foi a conquista dos recursos.
“Espero chegar ao final do ano com muitas ações sendo iniciadas. Agora tem prazo, licitação, e tudo isso demanda tempo. No entanto, o importante é que conseguimos, isso é projeto para o Estado, tem prazo de cinco anos, para que os recursos sejam utilizados, num total de 540 milhões. E o melhor: sem contrapartida financeira. Foi a melhor negociação que já fiz na minha vida”, afirmou.
“Setores de Educação, segurança e turismo serão modernizados”
Ainda segundo a governadora Rosalba Ciarlini, o RN Sustentável prevê melhorias significativas para setores importantes dos serviços essenciais e também do segmento econômico e do turismo. De acordo com ela, o programa destaca os setores de educação, saúde e segurança, que serão modernizados.
“Na educação, estão assegurados recursos para 90 escolas que serão totalmente recuperadas e modernizadas, além de todos os equipamentos para continuar a ampliação de todas as unidades de ensino e a modernização, colocando todas as escolas em rede”, explicou.
Na saúde, a governadora ressaltou a melhoria da rede hospitalar, com reformas e diversas unidades do Estado. “Nós temos na rede hospitalar, recursos para reforma, melhorias, e equipamentos para uma série de hospitais”, disse.
Na segurança pública, haverá investimentos em inteligência e reestruturação: “Segurança são recursos para a modernização, investimentos em inteligência, reestruturação, e também de ampliação do videomonitoramento”.
No turismo, o fato de o Estado já ter vários projetos em análise pelo banco facilitará o andamento dos investimentos. Ela destaca que haverá melhoria nas estruturas turísticas do Estado. “Teremos as ligações das praia, tanto do litoral norte, quanto do sul, e a complementação das várias as estruturas turísticas de recebimento, sinalização, e outras melhorias”.
“Vamos deixar Natal toda saneada e crescer mais na educação”
A governadora Rosalba Ciarlini aproveitou a visita esta manhã ao Porto de Natal para anunciar a disponibilidade, pela Caixa Econômica Federal, dos recursos, no valor de R$ 500 milhões, para as obras de saneamento da capital do Estado. Segundo ela, os recursos garantirão o saneamento de toda a Zona Norte. Ela disse que o contrato poderá ser assinado em breve.
“A Caixa comunicou que os recursos do saneamento básico, da ordem de R$ 500 milhões, para a Zona Norte de Natal, já estão disponíveis. O contrato vai ser assinado agora. Vamos fazer a maior obra que considero para Natal, que é o saneamento básico. Deixar Natal toda saneada”, declarou a governadora, bastante otimista.
De acordo com a governadora, essas são as contrapartidas do Estado para o RN Sustentável, que não é financeira, mas a conta de obras e melhorias para a cidade.
Rosalba ressaltou, ainda, que os investimentos irão melhorar a qualidade do ensino ofertado no Estado. Ela disse que irá implantar um sistema permanente de avaliação, uma espécie de “provinha RN”, a ser realizada a cada dois anos, para avaliar o ensino potiguar. “Para a gente não depender da prova nacional, que é a cada dois anos. Um ano vai ser nacional, e no seguinte vai ser a estadual para acompanhamento da melhoria da qualidade de ensino”, disse a governadora, frisando que o Estado era 26º lugar em qualidade de educação e que, durante o governo dela, melhorou no ranking. “Estamos agora em 23º lugar e eu espero crescer mais na educação. Isso também faz parte desse acompanhamento”, frisou.
Jornal de Hoje


