Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal de Natal (RN) chega ao 6º ano levando segurança às escolas

escola municipal Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal de Natal (RN) chega ao 6º ano levando segurança às escolas

A Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (RN) (Rope/GMN) completa seis anos de atuação, levando ações de segurança preventiva para 145 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) espalhados pelas quatro zonas administrativas do município de Natal. A Prefeitura criou o Rope por meio de um convênio firmado entre as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a de Educação (SME) e veio com objetivo de inibir a violência nas escolas e áreas adjacentes a essas unidades.

De acordo com a secretária da Semdes, Mônica Santos, nesse período o grupamento passou a ser imprescindível nas escolas municipais devido ao trabalho de policiamento comunitário que une Guarda Municipal, gestão escolar, servidores e estudantes, criando um ambiente seguro para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. “O Rope é o braço de proteção das escolas municipais não somente garantindo a segurança da comunidade escolar, mas também agindo de maneira humanitária durante todo esse período de pandemia, contribuindo na organização e na distribuição de cestas de alimentos às famílias dos nossos estudantes”, comentou.

Opiniões de gestores e familiares de alunos confirmam a eficiência do Rope, que atua em três frentes distintas e integradas. A primeira é o trabalho da Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando regularmente todas as unidades da rede pública do município. A segunda é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas. Nesse sentido, são implantadas medidas de segurança para atuar de forma móvel e fixa, dependendo das necessidades. Por fim, as ações sociais preventivas onde os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e amigo.

A Ronda Escolar da Guarda Municipal contar diariamente com uma estrutura composta por viaturas e guardas municipais, que em seus dias de folga recebem diárias operacionais para executarem o patrulhamento preventivo. Todas as escolas municipais são patrulhadas 24h e os diretores das unidades pedagógicas têm contato direto com as equipes de serviço, que podem ser acionadas a qualquer momento para o pronto atendimento de ocorrências.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, lembrou que o patrulhamento do Rope beneficia, além da comunidade escolar, as pessoas que residem próximo às escolas e a cidade como um todo. “Todas as áreas das imediações das escolas municipais são patrulhadas, a exemplo de praças, paradas de ônibus e quadras de esporte com o intuito de prevenir atos criminosos e de violência e esse trabalho já é responsável pela diminuição do número de arrombamentos, de vandalismo e de violência praticada dentro das escolas municipais de Natal”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

janeiro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias