RN voltará a fazer transplantes de coração e fígado

cirurgia de fimose RN voltará a fazer transplantes de coração e fígadoAté o mês de setembro, o Rio Grande do Norte deverá voltar a fazer transplante cardíaco. A informação é do coordenador da Central de Transplantes do Estado, Rodrigo Furtado, acrescentando ainda que até dezembro o Estado voltará a fazer o procedimento hepático. Os transplantes que atualmente são feitos (rim, córnea e medula), tiveram um aumento no primeiro semestre de 32% em relação ao mesmo período do ano passado.
 
Rodrigo disse que o transplante hepático foi feito no RN até 2008 e o cardíaco até 2010, sendo suspensos por falta de estrutura, dificuldades nos hospitais. Ainda segundo ele, todo transplantado cardíaco, inicialmente, fica num estado grave na UTI e a equipe de profissionais passou a se sentir pouco estimulada para esses tipos de serviços.
Agora, com um novo trabalho no setor, o Governo do Estado e o Governo Federal trabalham para retornar este serviço.  Com o apoio do Hospital Universitário Onofre Lopes ,os transplantes cardíacos deverão voltar a acontecer em setembro no Hospital do Coração e na Promater, conforme adiantou o médico Rodrigo Furtado. Os convênios com os hospitais estão na fase final e as equipes médicas estão realizando o planejamento. Tão logo este transplante volte a ocorrer, abrirá a inscrição no Estado. Atualmente, quem precisa deste tipo de cirurgia é encaminhado ao Ceará ou a Pernambuco.
 
No caso do transplante hepático será diretamente feito no Hospital do Coração, provavelmente começando em dezembro. “O sistema será o mesmo, tão logo este transplante se inicie abriremos a fila aqui no Estado”, informa o coordenador da Central de Transplante do RN.
Já em relação aos transplantes que atualmente são feitos no Rio Grande do Norte, o apoio do Ministério da Saúde com o treinamento da equipe de doação e transplantes, além do apoio financeiro do próprio Ministério foram os fatores que fizeram aumentar o número de transplantados na maioria dos estados brasileiros e no RN não foi diferente, conforme explicou Ricardo Furtado.
 
Do Jornal de Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Categorias

Eu lá sou doida!

Logo que soube do resultado da pesquisa divulgada ontem (6) pelo Instituto CONSULT e já publicada no blogue do Xerife, conta uma fonte que a

Leia Mais