RN realiza transplante de fígado com sucesso

transplante figado

Um dos maiores captadores de órgãos do país, o Rio Grande do Norte volta a figurar também na lista de estados capacitados a realizar transplantes e implantes. O Governo do Estado, por meio da Central de Transplantes do RN realizou o primeiro transplante de fígado, após um período de quase cinco anos sem executar esse tipo de procedimento no RN.

O paciente, atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no último dia 12, foi operado pelos profissionais do Hospital do Coração, instituição habilitada em transplantes hepáticos pelo Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde (MS), e passa bem.

Para o procedimento, considerado muito delicado, foi necessário montar uma equipe especializada de cirurgiões, clínicos, anestesistas e enfermeiros. A cirurgia foi feita pelos médicos Alexandre Borges e Fernando Lisboa Junior. O médico-tutor da cirurgia foi o cirurgião-chefe do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, Marcelo Resende, que veio a Natal só para acompanhar este primeiro transplante.

A governadora Rosalba Ciarlini, acompanhada do secretário de Saúde Luiz Roberto Fonseca, do adjunto da pasta, Marcelo Bessa, mais toda a equipe médica, falou sobre a volta das cirurgias. “Esta é uma conquista de um esforço conjunto. Teve a iniciativa de todos os secretários que passaram por essa pasta desde o início do nosso governo, porque essa questão dos transplantes sempre foi uma prioridade nossa”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2021
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Categorias

É só coincidência

Grande parte dos políticos do Rio Grande do Norte que possuem processos  no Tribunal de Justiça estão anunciando apoio a uma candidatura de deputado estadual.

Leia Mais