RN inicia 3ª fase da reabertura com maiores cidades em “zonas seguras”

Com a maioria das grandes cidades potiguares fora da situação mais crítica da pandemia do novo coronavírus, o Governo do Rio Grande do Norte inicia a terceira fase da reabertura gradual da economia nesta quarta-feira, 5.

A última fase da reabertura acontece no momento em que 1,6 milhão de pessoas, residentes das maiores cidades potiguares estão dentro de uma zona de contágio considerada “segura” pelo Comitê Científico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) por ter uma taxa de transmissão do vírus abaixo de 1. Por terem mais habitantes, essas localidades exercem maior influência sobre a curva estadual de novos casos da covid-19. Entretanto, outros 1,8 milhão de pessoas ainda residem em áreas com taxa acima de 1.

A última fase é autorizada pelo Governo do Estado no momento em que a pandemia passa a ter uma situação diversa no Rio Grande do Norte. Enquanto o pico da infecção – considerada a pior fase – já passou na maioria das grandes cidades, os municípios do interior e que ainda não haviam atingido o topo do número de casos confirmados começam a ter uma taxa de transmissibilidade mais elevada do novo coronavírus.

A taxa de transmissibilidade significa quantas pessoas, em média, um infectado contamina. Apenas 24 cidades, dentre elas Natal, Mossoró, Macaíba e Ceará-Mirim, estão numa zona segura de contágio, considerada quando a taxa é abaixo de 1. Essas cidades possuem, juntas, 1,6 milhão de 3,4 milhões de habitantes do Rio Grande do Norte conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre as grandes cidades, a exceção é São Gonçalo do Amarante, considerada uma zona perigosa por ter taxa de 5. Outras cidades importantes, como Parnamirim, Caicó e Extremoz, estão “em risco” por terem uma taxa de transmissão entre 1,03 e 2. Elas possuem, respectivamente, taxas de 1,18 e 1,24. Os cálculos estão disponíveis na plataforma Covid-19, elaborada pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

janeiro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias