Rio Grande do Norte recebe missão chinesa para inspeção do melão exportado

Na última semana o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN, esteve presente em Mossoró e nos municípios da área livre da mosca-das-frutas com a comitiva chinesa para inspeção do melão a ser exportado para a China.

Durante todos os cinco dias foram realizadas diversas atividades, como a inspeção do trânsito vegetal, verificando a documentação exigida por lei, comprovando a eficácia dos procedimentos e do trabalho de fiscalização realizado pelo IDIARN.

A comitiva chinesa acompanhada do Diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal, Magnos Lacerda, juntamente com fiscais estaduais agropecuárias, verificou o monitoramento da área livre da mosca-das-frutas na área urbana de risco e nos plantios de toda a área livre, além de visitarem o laboratório de triagem e identificação de pragas da Universidade Federal do Semiárido do RN – UFERSA.

Na amostragem realizada pelos chineses, oito fazendas receberam a visita da comitiva que verificou a documentação comprobatória da presença do IDIARN no sistema de monitoramento, na certificação fitossanitária de origem e conferência dos procedimentos de embalagens no paking house.

O último dia da missão chinesa foi dedicado a Agrícola Famosa, maior exportadora de melão do país. Os chineses puderam degustar as frutas para avaliar a doçura do melão que é medido pelo aparelho que determina o grau brix. Todo o processamento também foi vistoriado, desde a chegada das frutas até a finalização com o encaixamento. Já no campo, foram coletadas amostras para verificação de ocorrência de pragas, porém nada foi constatado, reforçando a exigência do alto padrão de exportação solicitado.

A missão chinesa foi finalizada em reunião para apresentar as conclusões sobre todas as atividades realizadas. Os resultados são positivos, as exigências fitossanitárias seguem aprovadas e aptas para a iniciar a exportação de melão para a China, resultado de um trabalho diário do IDIARN em todo o Estado do Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias

Cada um olhando pro seu umbigo

Por Josenildo Carlos Outro dia, quando viajava pelo Seridó, escutava na Rádio Rural entrevista do deputado Vivaldo Costa (PR). No dia anterior, li declarações do

Leia Mais