Entre os eventos simultâneos da programação da XVI Conferência Anual na União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), foi realizado na tarde desta quarta (30) o Workshop Regional sobre TV Digital – Nordeste, aberto pelo deputado Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa do RN. Promovido pela Astral – Associação Brasileira de Rádios e TVs Legislativas – o workshop discutiu com representantes de vários estados brasileiros e técnicos especialistas na tecnologia digital o papel desses veículos no atual cenário da comunicação brasileira.
O objetivo foi tirar dúvidas a respeito dos canais digitais das TVs Assembleia e TVs de Câmaras Municipais, dentro do sistema de multiprogramação, pelo qual o mesmo canal pode ser dividido em quatro. Este sistema já está em operação e vai levar a grande parte da população brasileira informações sobre o Legislativo federal, estadual e municipal.
“Como legislador, sei da relevância da produção desse conteúdo para a população. Vou às ruas e recebo do povo o feedback imediato das Sessões Plenárias e de outros eventos que eles vêem na TV Assembleia”, relatou Motta.
Atualmente há dois processos da Assembleia Legislativa em tramitação no Ministério das Comunicações: um sobre a ampliação do sinal aberto da TV Assembleia e outro sobre a abertura do sinal da Rádio Assembleia que hoje funciona apenas via web.