Revanchismo político trará prejuízo à saúde de Cruzeta

saudeA atual gestão de Cruzeta, por meio da secretaria municipal de Saúde, está tentando inaugurar, no mês de novembro, a nova Unidade Básica de Saúde construída entre os anos de 2014-2015 sem nenhum tipo de estruturação de pessoal disponível e fora das normas estabelecidas pelo ministério da Saúde.

Na verdade foi um deslize, como muitos outros, da gestão atual em construir a referida UBS no Conjunto Manoel Lopes, pois essa região já dispõe do PSF 1 para atendimentos das famílias residentes nos bairros Santo Antônio e parte do Novo Horizonte. O governo municipal passado já tinha permutado e escriturado com a paróquia um terreno para construção do PSF 2 (hoje locado no anexo da maternidade). No referido terreno foi feito uma planta para construção da Academia da Saúde, obra nunca concluída e está se desfazendo pela ação do tempo.

“Uma cidade no porte de Cruzeta, que já dispõe de três equipes do PSF, localizadas nos principais bairros do município, não tem estrutura de pessoal suficiente para abrir mais uma nova”, explicou uma profissional da área. E acrescentou: “faltam médicos, enfermeiro, técnicos e auxiliares de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde e ASG nas unidades já existentes, imagine se abrir uma não terá profissionais para suprir esse quadro”.

É notória em Cruzeta a falta de médicos nos PSFs, bem como na Unidade Mista de Saúde. Não tem lógica, faltando cerca de 60 dias para o fim do mandato do prefeito atual, que queiram inaugurar um empreendimento que já está fadado ao fracasso antes mesmo de iniciar.

O que se percebe é que estão querendo armar uma cilada para o prefeito eleito José Sally, que assumirá em 1º de janeiro de 2017, com essa bomba nas mãos. “O que eles querem é colocar o povo contra o prefeito Sally, pois se estão vendo que a UBS não tem condições de funcionar, abrir para mais na frente fechar, por ordem de órgãos federais e estaduais da saúde, é jogar uma dinamite prestes a explodir na mão do futuro gestor”, conta um morador indignado. “Além do mais é um desrespeito com os profissionais da saúde e com o povo. É uma vingança política dos derrotados”, acrescentou outro.

2 respostas

  1. Caro Robson Pires, as informações repassadas para o seu Blog estão incoerentes e com inverdades, gostaria que esse blog acatasse meu direto de resposta como gestora da pasta da Saúde como também documentos comprobatórios das inverdades aí citadas.
    Desde já agradeço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias