Reconstruído após incêndio, Museu da Língua Portuguesa reabre no fim deste mês

A reabertura do Museu da Língua Portuguesa, instalado na Estação da Luz, em São Paulo, já tem data marcada. Depois do incêndio que atingiu a estrutura em 21 de dezembro de 2015, a reforma foi concluída e o museu abrirá as portas no dia 31 de julho. 

Além de receber novas exposições, o prédio contará com um novo terraço, com vista para o Jardim da Luz e a torre do relógio, e instalações de reforço da segurança contra incêndio.

O acesso ao público seguirá as restrições das medidas de prevenção contra a covid-19, será possível adquirir o ingresso apenas pela internet, com dia e hora marcados. Os que não conseguirem comparecer, poderão acompanhar a inauguração que será transmitida ao vivo pelas redes sociais do museu.

Quarenta pessoas vão poder entrar no museu a cada 45 minutos. Além disso, cada visitante receberá um chaveiro touchscreen para que não seja necessário tocar nas telas interativas. 

Entre as novidades, os visitantes poderão conferir a exposição temporária ‘Língua Solta’ que revela a língua portuguesa em seus amplos e diversos desdobramentos na arte e no cotidiano por meio de um conjunto de artefatos que ancoram seus significados no uso das palavras, como objetos da arte popular e da arte contemporânea, apresentados de maneira diversificada.  

O museu foi reconstruído por iniciativa do governo do estado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A gestão é feita pela organização social ID Brasil Cultura, Educação e Esporte. Foram investidos R$ 85,8 milhões, sendo parte da iniciativa privada via lei federal de incentivo à cultura e da indenização do seguro contra incêndio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Categorias