Psiquiatra afirma que apoio da família e convívio social é fundamental no tratamento mental

fernando psiquiatraAlém de remédios e internações, dois fatores são importantes no tratamento das doenças mentais: o apoio familiar e o convívio social. A informação é do Psiquiatra Dr. Fernando Cano, que abordou o tema na palestra sobre saúde mental, na noite desta quarta-feira (15), no Centro Administrativo, em Caicó. O médico integra o quadro funcional da Secretaria Municipal de Saúde.

“São dois fatores de fundamental importância. O tratamento passa por vários níveis; o familiar, o pessoal, a dignidade e o direito social. Qualquer pessoa está sujeito a ter uma patologia e a nossa ideia é tratar o quanto antes, logo no início da doença, isso vai evitar problemas maiores”, explicou ele.

Para Fernando, a família pode identificar quando uma pessoa está com problemas mentais e incentivá-la na evolução do tratamento. “Basta usar o bom senso e observar qualquer coisa que esteja fora da normalidade. Isso não significa que o psiquiatra vai medicar todo mundo, que a saúde mental vai modificar um sujeito que é diferente em alguma coisa. Precisamos distinguir o diferente que é patológico e o que não é e, dessa forma, respeitar essas diferenças”, explicou.

Ainda de acordo com o médico, para o crescimento de uma pessoa é fundamental que ela esteja com a cabeça boa. “A descoberta e o tratamento quando são rapidamente feitos, a pessoa volta ao seu estado normal. Quando não se trata no início da doença a situação fica mais crônica e afeta a inteligência da pessoa. Para que o indivíduo possa trabalhar e vencer na sociedade, é fundamental que ele esteja com a cabeça boa”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2021
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Categorias

O peso da Rosa

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem dito que quer disputar a reeleição, mas seus apoiadores temem que ela não tenha legenda. E a turma da

Leia Mais