Proposta põe fim a reeleição para prefeito, governador e presidente

Deu na Folha OnLine:

Ex-presidente da República, o senador Itamar Franco (PPS-MG) vai sugerir o fim da reeleição na proposta de reforma política que será discutida pelo Senado.

Ao considerar “incompatível” para um membro do Executivo disputar um cargo como candidato enquanto está no poder, Itamar disse que a possibilidade de reeleição reforça os casos de corrupção no país.

“Pode ter mandato de cinco anos, tudo bem. Mas quebrar a tradição constitucional brasileira? É uma linha invisível entre estar no cargo e na campanha. Leva o país à corrupção”, afirmou Itamar.

Itamar foi convidado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para integrar a comissão que vai elaborar um projeto de reforma política. O tema tramita há mais de dez anos no Congresso, sem avanços.

Comentário do jornalista Oliveira Wanderley: A proposta de Itamar Franco é a mais sensata possível. O instituto da reeleição é injusto e só beneficia quem está no poder. A reeleição não é democrática. Quatro anos no poder já é tempo suficiente para o governante fazer uma boa obra administrativa. Se o governo for corrupto, passar mais quatro anos é um martírio para o município, o estado e o país. Sem dúvidas a reeleição é sinônimo de corrupção. Abaixo a reeleição

7 respostas

  1. Muito bom projeto, pois geralmente o governo passa 2 anos juntando dinheiro para fazer obras no último ano para se reeleger, depois passa quatro anos só causando o caos e roubando dinheiro público.

  2. e pq o nobre itamar nao propõe o mesmo para o poder legislativo (senadores, deputados e vereadores)? ah, tinha me esquecido que o mesmo é legislador e jamais apresentará proposta para deixar de mamar na política né? a propósito, seu itamar, o senhor nao acha exagerado 8 anos de mandato para um senador nao?

  3. Itamar quando presidente deu reajuste a uma empresa e não foi atendida pela presidência. Quem foi ele

  4. mais do que justo não se adimite que uma criança naça e fale começe a estuda e um unico homem a manda ou governa ou melho sera governa mesmo ou rouba ?

  5. ENXERGARAM, HEIM???

    Disse ITAMAR: “E incompatível para um membro do Executivo disputar um cargo como candidato enquanto está no poder. A possibilidade de reeleição reforça os casos de corrupção no país”. Até que enfim enxergaram o que TODO MUNDO JÁ SABIA. Menos eles…

  6. Quem mora no Rio Grande do Norte e mais precisamente em Caicó é testemunha ocular desta realidade, fazer alguma coisa para se reeleger e depois fazer de conta que trabalha para juntar dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes

agosto 2022
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Categorias

Tchau, Robinson!

Faltam ‘apenas’ três dias para o governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria deixar o cargo. Para muitos, a demora é uma eternidade.

Leia Mais