Procons, Ministério da Justiça e agora a CVM estão investigando a TelexFree

TELEX-FREE-250x230MIKAELLA CAMPOS | RODRIGO LIRA | VINÍCIUS VALFRÉ para Gazeta Online

Após atingir um milhão de seguidores agora em março, a Telexfree terá que se preocupar com mais uma investigação. O modelo de negócios da empresa, semelhante ao de pirâmide financeira, é alvo de averiguação de órgãos do governo federal, como a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça (MJ).

As análises começaram depois de denúncias de Procons de vários Estados do país, como o Acre, Pernambuco e Mato Grosso. A informação é da secretária do Consumidor, Juliana Pereira. Segundo ela, o órgão do MJ atua em conjunto com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para apurar possíveis fraudes no sistema de negócios.

“A CVM é quem fiscaliza diretamente as irregularidades ao consumidor promovidas pelas chamadas pirâmides. Há pouco tempo, fizemos um boletim com várias informações alertando as pessoas a não caírem nas armadilhas”.

A companhia, que diz atuar com marketing multinível binário, é acusada de cometer crime contra a economia popular e de desrespeitar regras do Código de Defesa do Consumidor. A empresa também é investigada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

A principal suspeita é de que a Telexfree utilize a comercialização de VoIP (serviço de telefonia pela internet) para mascarar um esquema de corrente pela internet. A empresa atua com o recrutamento de pessoas para divulgarem seu produto em sites e redes sociais.

A corporação, que tem sede em Vitória e cuja razão social é Ympactus Comercial, promete, com a associação, alto rendimento. Sites e blogs de divulgadores dizem que alguns associados chegaram a ganhar mais de R$ 3 milhões pelo serviços prestados à empresa.

Almoço grátis

A investigação da Senacon visa a conscientizar o cidadão sobre a ilegalidade de empresas que prometem dinheiro fácil. Segundo Juliana, outras companhias são investigadas pelo MJ por desempenhar ações análogas ao esquema Ponzi.

“As pessoas precisam entender que não tem almoço grátis. Ninguém ganha muito dinheiro da noite para o dia. Por isso, falamos que é necessário ter cuidado com a promessa de ganho rápido. Se alguém recebe muito dinheiro é porque existem pegadinhas. Isso faz parte da estratégia enganosa. As pirâmides funcionam, por exemplo, porque alguém sempre paga para o outro ser remunerado”.

Em nota, a CVM disse não comentar casos específicos nem confirma se está investigando ou não uma empresa. Havendo a necessidade, a entidade faz alerta no site sobre a prática irregular e determina o fim das negociações sob pena de multa diária.

Sem telefone

Outra incoerência apontada nas análises da promotora Fernanda Pawelec, está na apresentação da Telexfree em seu site. Apesar de informar a comercialização do serviço de telefonia, a empresa não oferece nenhum telefone de contato para dúvidas ou reclamações.

“Há somente endereço de e-mail, fato que causa estranheza, já que uma empresa de abrangência nacional não possui um telefone de contato para que seus clientes possam contatá-la, ainda mais uma empresa que comercializa serviços de telefonia”.

Na justificativa para abrir o inquérito civil, a promotora elenca ainda uma série de cláusulas que ela chama de “evidentemente abusivas” do contrato da Telexfree com os divulgadores. Entre elas, a possibilidade de pagamentos em espécie ou não, retenção unilateral de valores e possibilidade de alteração do termo de uso.

3 respostas

  1. Robson ,os defensores da Telexfree estão ameaçando todo mundo que colocar alguma matéria no fabook e youtube contra essa “associação beneficiente”,o texto é assim-“Comunicado-vai ser feita uma varredura na internet , em busca das pessoas que estão difamando a “empresa”,e todas terão de mostra provas de sua divulgação, do contrário será aberto um inquérito policial…”.Ôxe, então ele vai ter de processsar o MP dos Estados de Pernambuco,Acre, Mato Grosso,e as revistas Carta capital Isto è, e centenas de outros sites na web.Essa ameaça se encontra no face de Jhileade Gomes,que se intitula adcentral divulgador da mesma.Acabou a liberdade de expressão foi ??não pode falar nada contra a Telexfree ??Eu vou preso pq repeti o que o MP divulgou ??Hora tenha santa paciencia…

  2. Ô seu Mulambo… se liga! Os sites que estao difamando a empresa, por varias vezes estão equivocados e precisa sim provar que estão certos. Quanto ao MP, este so esta investigando, tanto que ele NAO PODE afirmar NADA sem concluir, sendo assim, voce está mais uma vez equivocado. Muitas pessoas de outros MMNs se sentiram lesadas pela grande levada de pessoas que deixaram outros MMNs e foram para Telexfree, pioneira no MMN Digital. Nao existe Ponzi, aliás, este morreu faz tempo. Por tanto, procura se informar melhor antes de vir comentar algo sem fundamento. O Tempo esta dizendo a todos o que a empresa é! Acabou de comprar a BrasVox, esta fechando com a Liberty Seguros enfim.. o que vai acabar voce ficando remorso de nao ter participado. Abraco Mulambo!

  3. Eu só sei o seguinte, essa “empresa” pode comprar a Bras Vox, Liberty Seguros entre outras empresas pode até ficar muito tempo no mercado porém estão sim faltando com a verdade em alguns pontos, o dinheiro é rápido, paga-se em dia, a pessoa que aderiu no inicio ganha dinheiro, porem chega uma hora que quebra, as vezes não por vontade própria, pois os “donos” ganham muito dinheiro, mas por causa dos orgão de fiscalizações, CVM, RF, MP, PROCONS pois quem não sabe foi por esse motivo que a vestruz mster faliu, procurem na web, agora volto a repetir no inicio da dinheiro porem é uma atividade de alto risco, a pessoa pode entrar porem sabendo aonde esta entrando, não porque no site promete ganhar um iate, avião, mercedes e sim para ter um faturamento a mais e se por ventura vier quebrar, não afetará diretamente a vida financeita dela e de sua família. Ninguem dá dinheiro para os outros. Pensem nisso. E aqueles que dizem que ficar em casa postando alguns anuncios na rede é trabalho, é por que nunca trabalhou. Sugestão coloquem o nome dos funcionarios da empresa na rede para ver o que faziam antes, se estão ou responderam algum processo e depois me digam. Valeu rapaziada, não sou contra e nem a favor todo negócio tem um risco cada pessoa tem que avaliar se é capaz de suportar isso até recuperar o dinheiro investido. E não reenvistam o que ganham, primeiramente retiram o que investiram e depois trabalham com o dinheiro da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

junho 2023
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 
Categorias