Prevenção ao suicídio é tema de palestra nesta quinta-feira (19)

Setembro é o mês de dedicado à Prevenção do Suicídio e, com o objetivo de instrumentalizar e melhorar o atendimento do profissional que assiste ao paciente que tentou dar fim à própria vida, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Serviço de Psicologia e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), promove nesta quinta-feira (19), na sala de aula da Residência Médica, a partir das 10h, a palestra “Setembro Amarelo: Valorizando a Vida”. A exposição é aberta para todos os funcionários do hospital.

“Fatores de risco e proteção, mitos e crenças e a melhor abordagem para o paciente que tentou suicídio, são alguns dos temas que iremos discutir durante a palestra”, conta a psicóloga, Cynthia Mota.

Ainda durante a discussão, a chefe do NSP, Amanda Carvalho, fará a apresentação do Protocolo Código Amarelo. O fluxo setorial esmiúça que medidas cada setor do hospital deve adotar ao ser informado da entrada de um paciente que tentou suicídio. “A intenção é ofertar mais segurança e agilidade no atendimento para estas pessoas. Nosso fluxo permite um melhor acolhimento deste paciente, buscando uma terapêutica mais adequada”, explica.

Já de acordo com a psicóloga, Odete Menezes, “o suicida sempre dá sinais de que está pensando em se matar, mas, nem sempre conseguimos identificar”, alerta. Ela também chama a atenção para o fato de que pessoas que já tentaram ceifar a vida, tem uma probabilidade alta em tentar novamente. Dentre os grupos mais propensos a cometer atos que levem ao fim da vida estão alcóolatras, pessoas doentes, com problemas sociais, entre outras. “A melhor maneira de prevenir o suicídio é sempre buscar ajuda”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

setembro 2021
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930 
Categorias