Presos votarão nas próximas eleições

presos-poderao-votar.jpgEm razão do recente  convênio firmado entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) e a Secretaria Estadual de Justiça e da Cidadania (SEJUC/RN), os presos ainda não sentenciados, custodiados nas Cadeias Públicas e nos Centros de Detenções Provisórias (CPDs), capital e interior,  terão direito ao voto nas proximas eleições municipais.

 Na manhã de hoje, nas dependências da Cadeia Pública de Natal (Presidio Provisório Dr. Raimundo Nonanto), o Secretário da Justiça e da Cidadania, Leonardo Arruda Câmara, esteve reunido com o Dr. Geomar Brito Medeiros, Juiz Eleitoral, com a Dra. Katia Costa Pereira, Chefe do Cartório Eleitoral, com o Diretor do estabelecimento, o Agente Penitenciário José Janailson de Sousa  e o Sr. Matias Hilário,  da Pastoral Carcerária, no sentido de serem  criadas as condições necessárias à implantação da Secção Eleitoral no interior daquele estabelecimento prisional e, consequentemente, dando o direito do voto aos seus internos.

 A direção do presidio, com a colaboração da Pastoral Carcerária, irá fazer um levantamento de todos que queram exercem o seu direito ao voto (neste caso, o voto é optativo), no que concerne ao alistamento de novos eleitores e possíveis transferencias eleitorais. Este cadastro será remetido à Justiça Eleitoral que irá deslocar funcionários para a expedição dos  novos titulos eleitorais, o que deverá ocorrer até o proximo dia 7 de abril, prazo fatal para o alistamento eleitoral das pessoas provisoriamente  privadas de liberdade.

 As demais Zonas Eleitorais do Estado, onde existem Cadeias Pública e Estabelecimentos para presos provisórios, adotarão os mesmo procedimentos. Essa iniciativa da Justiça Eleitoral  é pioneira, sendo a primeira vez que o preso exercitará o seu direito ao voto no Estado do Rio Grande do Norte.

Foto: Leonardo Arruda em reunião

5 respostas

  1. E absurdo uma coisa dessa. Esse povo tem uma dívida muito grande com a sociedade e ter que ser tratado como cidadão sem ser…sem ter respeito nem pela própria cidadania´

  2. Ei xerife, isso não é inovação , aqui em Caicó saiu na frente, nas ultimas eleições o preso Leleu votou, saiu direto da penitenciaria para votar. Viva Caicó que está sempre na frente, não anda de costas.

  3. Isso é um absurdo e uma imoralidade,esse povo já custa muito caro a sociedade para ser sustentado e agora arrumam mais gastos para ser pagos com o dinheiro público,ou seja, com o nosso dinheiro.Esses nossos políticos só pensam no interesse deles e o povo que se lasque.Agora eu pergunto: Como é que esse povo estando peso vai avaliar uma administração pública? Esse povo tem muito direito. Só sendo coisa de Brasil, sim Brasil não, estou errado é do RN.

  4. Isso não merece ninguém comentar, mas como se trata de um fato inédito, gostaria de dizer o seguinte: Essas pessoas que estão lutando por esta causa (de presos), não poderia procurar lutar por políticas públicas que podessem cada vez mais diminuir o número de presos e pessoas delinguentes em nosso estado? Se procurassem talvez receberia o aplauso de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias