Prefeitura do Natal (RN) anuncia Plano Preliminar de Vacinação contra Covid-19

alvaro e entrevista Prefeitura do Natal (RN) anuncia Plano Preliminar de Vacinação contra Covid-19

Com 76 pontos de vacinação na cidade, sendo seis no sistema drive-thru (Ginásio Nélio Dias, Cemure, Palácio dos Esportes, Ponto na Via Costeira, Shopping Via Direta e Arena das Dunas), a Prefeitura do Natal anunciou nesta quinta-feira (14) o Plano Preliminar de Vacinação da Covid-19 na capital potiguar. A expectativa, segundo informações do Ministério da Saúde, é de que as primeiras doses da vacina cheguem à cidade até o dia 20 de janeiro. A iniciativa foi divulgada pelo prefeito Álvaro Dias em coletiva de imprensa realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão que contou com a presença do secretário municipal de Saúde, George Antunes, da secretária-adjunta de Atenção Integral à Saúde, Rayanne Araújo, e da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde do Município, Juliana Araújo.

De acordo com o Plano Nacional de Vacinação, há intenção de ofertar o imunizante a toda população, de maneira escalonada, considerando primeiramente a proteção de grupos vulneráveis e indivíduos que mantêm os serviços essenciais. Por isso, fica definido o cumprimento de três fases a princípio, com esquema de duas doses, sendo: 1ª fase: trabalhadores da saúde, pessoas a partir dos 75 anos, pessoas a partir dos 60 anos em instituições de longa permanência e população indígena; 2ª fase: pessoas de 60 a 74 anos; 3ª fase: população portadora das comorbidades diabetes, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave (IMC>40) tendo comprovação através de laudo médico com até 90 dias de emissão.

“Como gestor e médico, afirmo que a chegada da vacina representa o primeiro passo para vencermos essa doença nefasta que tirou a vida de tantos entes queridos e mexeu com toda a sociedade. É uma esperança e Natal está preparada para imunizar sua população, seguindo o plano preconizado pelo Ministério da Saúde. Para tal, organizamos, preparamos e ampliamos a nossa capacidade de atendimento, armazenamento e distribuição para que em um tempo de espaço curto a gente consiga imunizar a maior quantidade de pessoas possível”, destacou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

A força-tarefa municipal é composta por diversos órgãos da Prefeitura e vai contar com a participação de cerca de 1.000 servidores que atuarão na recepção, armazenamento e aplicação das vacinas, como também no controle e organização dos pontos de vacinação no sistema de drive-thru. Os drives devem atender das 8h às 16h, de segunda a quinta-feira, no Shopping Via Direta, Arena das Dunas, Ginásio de Esportes Nélio Dias, Via Costeira, Palácio dos Esportes e no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). As 70 salas de vacina nas Unidades de Saúde de Natal também estão preparadas para a imunizar à população.

Além disso, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Secretaria Municipal de Saúde articulou a realização de vacinação a idosos nos condomínios da capital com agendamento prévio. A SMS Natal vai disponibilizar um link para que o síndico ou responsável pelo grupo de residências possa preencher com as informações do paciente no qual a vacina se destinará, de acordo com os critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

Álvaro Dias reforçou que a gestão vai promover uma ampla campanha de divulgação da campanha de vacinação, disse que ele próprio vai se vacinar, bem como encorajou a população a fazer o mesmo, lembrando a necessidade da manutenção dos protocolos sanitários, mesmo com a chegada da vacina e o início da imunização. “A chegada da vacina é muito benéfica, mas não podemos relaxar. É preciso continuar a seguir as orientações do uso contínuo de máscara, higienização das mãos, manter o distanciamento social, evitar aglomerações e só sair quando houver a extrema necessidade. Vamos continuar executando essas medidas para que logo em breve a gente possa sair dessa pandemia”, destacou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

maio 2021
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
Categorias