Prefeito inspeciona ponto de vacinação contra Covid-19

alvaro inpeciona Prefeito inspeciona ponto de vacinação contra Covid-19

A campanha de vacinação na capital potiguar contra a Covid-19 terá início nesta quarta-feira (20) e contará com quatro pontos de aplicação no sistema de drive-thru. O prefeito Álvaro Dias visitou na tarde desta terça-feira (19) um destes pontos, no shopping Via Direta, para verificar os preparativos da ação. Além do shopping, o Ginásio Nélio Dias, o Palácio dos Esportes e a Arena das Dunas terão o sistema drive-thru de vacinação, de segunda a quinta, das 8 às 16 horas.

Em virtude do quantitativo de vacinas recebidas  do Governo Federal – neste primeiro momento Natal conta com 12.235 doses –  a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adotou como estratégia inicial a aplicação do imunizante nos idosos residentes em instituições de longa permanência e nos profissionais da saúde que estão no enfrentamento direto contra a doença, comprovado efetivo exercício de suas funções nas seguintes unidades: Upas, Hospital Giselda Trigueiro, Hospital de Campanha, Pronto Atendimento Odontológico Morton Mariz, Maternidades públicas e privadas, Pronto Socorro públicos e privados, UTIs e os Centros de Enfrentamento à Covid-19 de Natal.

Já nas unidades do Hospital Universitário (HUOL), Hospital Maria Alice Fernandes, Hospital de Pediatria Nivaldo Júnior e João Machado, somente serão vacinados os profissionais que atuam diretamente na unidade de atendimento ao paciente Covid. No caso do SAMU/Transporte Sanitário, serão vacinados os servidores intervencionistas. É importante que o profissional faça o cadastro no RN + Vacinas (https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/)

Todos os profissionais de saúde precisarão comprovar vínculo funcional e apresentar a escala de trabalho do mês atual para poderem ser vacinados.

“Adotamos o sistema de drive-thru para dar mais celeridade ao processo de vacinação. Vamos começar com os profissionais da área da saúde que estão na linha de frente dessa batalha e com os idosos institucionalizados. Queríamos fazer um trabalho mais amplo de imunização, mas recebemos doses insuficientes. Porém, estamos prontos para intensificar a aplicação para atingir os demais grupos de risco, no momento em que novas vacinas chegarem”, afirma Álvaro Dias, que aprovou a estrutura montada no shopping Via Direta para a campanha especial de vacinação.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, Juliana Araújo, ressalta a importância do momento e faz um apelo a quem não se encaixar nos grupos prioritários para que não se dirijam aos locais de vacinação, já que esta etapa inicial será exclusiva para os profissionais da saúde da linha de frente contra a Covid-19.

“Estávamos estimando receber cerca de 75 mil doses, mas a quantidade que chegou ficou bem abaixo do esperado. Por isso, resolvemos atender aos profissionais da saúde que estão no enfrentamento direto da doença. Entendemos a angústia de todos, mas é fundamental que tenham calma, compreendam e demonstrem solidariedade. Se a pessoa não estiver inserida nesses grupos que indicamos, por favor não se dirija aos postos de vacinação”, solicita a diretora do DVS/SMS.

O prefeito agradeceu aos voluntários e a iniciativa privada pelo apoio na campanha de vacinação contra a Covid-19, e reforçou a necessidade da população seguir com as medidas de higiene e distanciamento social, mesmo com a chegada da vacina. “Vamos dar o primeiro passo rumo ao fim da pandemia com o início da vacinação. É algo que nos enche de esperança e nos dá excelentes perspectivas futuras, mas é fundamental que sigamos usando máscara, álcool a 70º, evitando aglomerações e só saindo de casa para cumprir compromissos essenciais, até que tudo esteja sob controle e esse período de calamidade sanitária passe. Essa união de esforços é o caminho para vencermos essa guerra”, destaca o prefeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

fevereiro 2021
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  
Categorias

Caiu fora!

Um dos fundadores do Partido Ecológico Nacional (PEN) no Rio Grande do Norte, o advogado Luiz Gomes foi destituído, no final da semana passada, da

Leia Mais

Da Câmara de Natal para a Federal

Tem vereador natalense em plena articulação para disputar a Câmara Federal. Em primeiro plano Rafael Motta (PROS), mas ainda estão balançados com a perspectiva Jacó

Leia Mais

Vereador bom de bola

O vereador de Santana do Seridó,  Thiago Santanense, está sendo encontrado, facilmente, usando meião, chuteira, calção e camiseta. Isso porque o político, que foi o

Leia Mais