Notas

Bolsonaro deixou Brasil com PIB em alta: “Disparou quase 3%”

Compartilhe:
Bolsonaro deixou Brasil com PIB em alta: “Disparou quase 3%”

O Produto Interno Bruto brasileiro (PIB) brasileiro cresceu 2,9% em 2022, totalizando R$ 9,9 trilhões. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Considerando o desempenho por atividade, o destaque ficou com o setor de serviços, com alta de 4,2%, e para a indústria, que avançou 1,6%. Já a agropecuária fechou o ano com queda de 1,7%.

Em 2021, a economia brasileira cresceu 5%, impulsionada pela retomada econômica após os impactos da pandemia de Covid.

Em comparação ao trimestre imediatamente anterior, o PIB recuou 0,2% no 4º trimestre de 2022. A indústria retraiu 0,3%, enquanto a agropecuária e os serviços apresentaram variação positiva de 0,3% e 0,2%, respectivamente.

Segundo o IBGE, o PIB per capita alcançou R$ 46.154,6 em 2022, montante que representa um avanço real de 2,2% ante o ano anterior.

A taxa de investimento em 2022 foi de 18,8% do PIB, enquanto a de poupança foi de 15,9%. Em 2021, as taxas registradas pelo instituto foram 18,9% e 17,4%, respectivamente.

O Antagonista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *