Partidos querem rediscutir cláusula de barreira na Câmara, diz coluna

camara federal Partidos querem rediscutir cláusula de barreira na Câmara, diz coluna

Como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) avisou a líderes partidários que vai criar duas comissões para discutir mudanças na lei eleitoral, um dos pontos previstos para entrar na pauta é a flexibilização da cláusula de barreira. A medida, que funciona como uma restrição a partidos que não alcançam determinado percentual de votos, ameaça diversas legendas na eleição de 2022.

Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, a criação de federações partidárias e o modelo do “distritão”, em que são eleitos os mais votados nos estados para o Congresso, também são temas que devem entrar na pauta. Essas mudanças precisarão ser aprovadas até outubro para ter validade já na eleição do ano que vem.

Esses dois últimos pontos, por exemplo, foram discutidos e rejeitados pela Câmara em 2017. Por outro lado, políticos avaliam que é preciso revisar o atual sistema para torná-lo mais viável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

fevereiro 2021
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  
Categorias

É coisa de bundão!

Gilmar Mendes quer que a Polícia Federal identifique quem o chamou de bosta e bundão durante um voo. Grande bosta! A PF tem mais com

Leia Mais

A farra das diárias vai acabar

O Ministério Público abriu o olho para a utilização de verba com diárias no Seridó. Já tem prefeito e presidente de Câmara Municipal sendo chamado

Leia Mais