Parque das Dunas reabre para visitação na próxima quarta-feira (02)

O Parque Estadual Dunas do Natal (RN) “Jornalista Luiz Maria Alves” se prepara para a reabertura na próxima quarta-feira (02). A retomada das atividades da primeira Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte acontecerá de maneira gradual, por meio de três fases, de acordo com o planejamento da administração do Parque junto à diretoria do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema. A Portaria Conjunta N° 020/2020, regulamentando a reabertura foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na última terça-feira (25)

Levando em consideração as recomendações das autoridades sanitárias, no âmbito da prevenção e na mitigação da disseminação do novo coronavírus, foi necessário adicionar medidas protetivas e adequadas aos colaboradores da Unidade de Conservação e às pessoas que frequentam o Bosque dos Namorados, o setor de uso público do Parque.

Desde bastante tempo, o Parque é um local dentro da cidade que atrai uma quantidade significativa de pessoas para a prática de caminhadas, corridas, trilhas, piqueniques, shows musicais e de teatro, entre outros, se constituindo em um espaço de aglomeração. A gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, relata que os procedimentos para reabertura do Parque foram pensados para a proteção das pessoas, mas também, de toda a diversidade biológica que habita na Unidade de Conservação.

“O Parque das Dunas possui uma área de 1.172 hectares, está inserida no Bioma Mata Atlântica, considerado um dos mais ameaçados do mundo, restando no Brasil apenas cerca de 10% de sua cobertura original. Além disso, é um dos biomas mais ricos em quantidade de espécies nativas e endêmicas. Nosso Parque abriga aproximadamente 300 espécies de fauna e 450 de flora, algumas dessas ameaçadas de extinção e/ou com algum grau de endemismo. As portas estão abertas para receber os visitantes desse importante braço de Mata Atlântica, mas com toda atenção que a pandemia nos pede”, explica a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage.

O diretor geral do Idema, Leon Aguiar, afirma que as diretrizes para a reabertura foram norteadas na tentativa de evitar/minimizar a disseminação da doença e que a utilização do Parque carecerá de cautela nesse momento. “Assim como os demais Parques e espaços públicos, não será permitida aglomeração, e para isso, inicialmente a reabertura será exclusiva para coopista com carteira atualizada, respeitando o distanciamento de 4m durante a prática da atividade física. Após essa primeira fase, prevista para acontecer durante 15 dias, entraremos na segunda etapa do retorno gradual. Esperamos que a população cumpra as diretrizes para sua própria segurança e também das equipes que trabalham no local”, disse o diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

dezembro 2021
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
Categorias